Buscar

Qual a relação entre a CF/88 e o CC/2002?

caso concreto 3

💡 2 Respostas

User badge image

Tayna Cavalcante

A relação é que  a constituição de 1988 possui uma forte base principiologica que remonta ao período em que o Brasil estava passando, o antigo código de 1916, era enrraigada de valores que as novas demandas sociais não aumejava e necessitava mais, o código de 2002, foi eleaborado com intuito de ir ao encontro dos preceitos constitucionais, a exemplo do art. 5°, I CC/88, que reza todos são iguais perante a lei, em destaque no incisso homens e mulheres são iguais perante a lei... Nota-se com o CC/02 a revogação do pater poder, instituindo o poder familiar, enfim nota-se a preucupação em fazer a materialização dos princípios constitucionais, denotando assi um direito civil menos individualista, pois mesmo tratando de uma ramo do direito privado, é notório o reflexo e liitação de determinados institutos a fim de fazer um direito civil mais harmônico e garantista (mantendo a função social, além de conciliar interesses privados sem macular os interesses públicos).

3
Dislike2
User badge image

DLRV Advogados

Para responder, precisamos partir do conhecimento básico da hierarquia das Leis.

Segundo Luiz Fabião Guasque, a constituição "é o ponto de partida de um processo de criação do Direito positivo. A Grundnorm, ou lei fundamental dos alemães, é a fonte comum de validade de todas as normas da mesma ordem normativa. Mas essa lei magna fornece o fundamento de validade, a legitimação e o processo para elaboração e o conteúdo dos preceitos que formam esse sistema infraconstituciaonal.

Todas as normas infraconstitucionais devem obedecer às normas ditadas pela constituição, inclusive o Código Civil.

Vale lembrar sobre a pirâmide de Kelsen, em cujo ápice se encontra a norma hipotética abstrata fundamental, norma de valoração de uma sociedade que será a diretriz de todas as demais leis elaboradas. 

Desta forma, a Constituição é a Lei maior, que limita o poder político e assegura direitos e garantias fundamentais, e tem seus ditames irradiando por todo o ordenamento jurídico.

O Código Civil tem natureza de lei ordinária, estando abaixo da constituição, e se submentendo aos seus ditames. O código civil visa regular as relações jurídicas de ordem privada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais