Buscar

Como é calculado o PIB?

💡 2 Respostas

User badge image

Nathalia Barcelos

COMO O PIB É CALCULADO

Para se calcular o PIB é possível analisar tanto o lado da oferta de bens e serviços como o lado da demanda.

É importante notar que qualquer que seja o cálculo o resultado do PIB é o mesmo. Mas essa divisão é importante para analisarmos a situação da economia por dois pontos de vista distintos.

Oferta:

O cálculo do PIB pelo lado da oferta é baseado naquilo que é produzido, bastando totalizar a soma das riquezas de cada um dos três setores no período:

Indústria + Serviços + Agropecuária

Indústria: a produção de bens manufaturados no Brasil subiu 0,8% no terceiro trimestre

Serviços: este grupo de atividades que inclui comércio, transportes e educação recuou 0,6% no terceiro trimestre

Agropecuária: é o conjunto das atividades de cultivo agrícola e criação de animais. Atualmente é o setor que mais tem impulsionado a economia brasileira, mas apresentou queda no terceiro trimestre – o recuo foi de 3%.

Demanda:

O cálculo do PIB pelo lado da demanda leva em consideração tudo o que é gasto no Brasil. Ele é feito a partir da fórmula:

PIB = C + I + G + (X – M)

Agora veja o que significa cada letra:

C: consumo das famílias em bens e serviços – Com a queda da inflação e das taxas de juros e uma ligeira retração no desemprego, as famílias passam a gastar um pouco mais no supermercado, por exemplo. Dessa forma o “C” subiu: no terceiro trimestre de 2017 , o indicador aumentou 1,2%.

I: investimento das empresas – Esse indicador geralmente reflete a percepção das empresas sobre o cenário econômico, pois diz respeito a investimentos como a ampliação de fábricas ou a compra de equipamentos para expandir a produção. No terceiro trimestre de 2017 houve aumento do “I”, que subiu 1,6%.

G: gastos do governo em bens e serviços – Tudo aquilo que o governo gasta com o salário dos funcionários públicos, programas sociais como o Bolsa Família, a previdência social e os investimentos governamentais em estradas e habitação, por exemplo, entra neste cálculo. O “G” caiu 0,2% no terceiro trimestre de 2017.

(X – M): balança comercial – Trata-se do cálculo das exportações menos as importações. No terceiro trimestre, a balança comercial apresentou saldo positivo: as exportações aumentaram 7,6% enquanto as importações avançaram 6,6%.

0
Dislike0
User badge image

Eduarda Farias

COMO O PIB É CALCULADOPara se calcular o PIB é possível analisar tanto o lado da oferta de bens e serviços como o lado da demanda.É importante notar que qualquer que seja o cálculo o resultado do PIB é o mesmo. Mas essa divisão é importante para analisarmos a situação da economia por dois pontos de vista distintos.Oferta:O cálculo do PIB pelo lado da oferta é baseado naquilo que é produzido, bastando totalizar a soma das riquezas de cada um dos três setores no período:Indústria + Serviços + AgropecuáriaIndústria: a produção de bens manufaturados no Brasil subiu 0,8% no terceiro trimestreServiços: este grupo de atividades que inclui comércio, transportes e educação recuou 0,6% no terceiro trimestreAgropecuária: é o conjunto das atividades de cultivo agrícola e criação de animais. Atualmente é o setor que mais tem impulsionado a economia brasileira, mas apresentou queda no terceiro trimestre – o recuo foi de 3%.Demanda:O cálculo do PIB pelo lado da demanda leva em consideração tudo o que é gasto no Brasil. Ele é feito a partir da fórmula:PIB = C + I + G + (X – M)Agora veja o que significa cada letra:C: consumo das famílias em bens e serviços – Com a queda da inflação e das taxas de juros e uma ligeira retração no desemprego, as famílias passam a gastar um pouco mais no supermercado, por exemplo. Dessa forma o “C” subiu: no terceiro trimestre de 2017 , o indicador aumentou 1,2%.I: investimento das empresas – Esse indicador geralmente reflete a percepção das empresas sobre o cenário econômico, pois diz respeito a investimentos como a ampliação de fábricas ou a compra de equipamentos para expandir a produção. No terceiro trimestre de 2017 houve aumento do “I”, que subiu 1,6%.G: gastos do governo em bens e serviços – Tudo aquilo que o governo gasta com o salário dos funcionários públicos, programas sociais como o Bolsa Família, a previdência social e os investimentos governamentais em estradas e habitação, por exemplo, entra neste cálculo. O “G” caiu 0,2% no terceiro trimestre de 2017.(X – M): balança comercial – Trata-se do cálculo das exportações menos as importações. No terceiro trimestre, a balança comercial apresentou saldo positivo: as exportações aumentaram 7,6% enquanto as importações avançaram 6,6%.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais