Buscar

Alguém me ajuda?

Descreva COM AS SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS um e somente um exemplo prático, real, concreto e existente NA ENGENHARIA OU NA NATUREZA de um sistema onde a energia mecânica não se conserva. Explicite o agente que gera a não conservação da energia mecânica. 

💡 4 Respostas

User badge image

Isaias Caetano Ferreira

Um exemplo simples e prático é um bola quicando, se ela é abandonada de uma altura x, ela vai até o chão convertendo energia potencial em cinética, bate no chão e volta. Se a energia mecânica fosse conservada, a bola retornaria para o mesmo local de partida, ou seja, a energia potencial do segundo momento seria igual a do primeiro momento.

A bola perde energia pelo atrito e arraste com o ar durante os movimentos e também na deformação sofrida pela bola no momento do impacto.

1
Dislike0
User badge image

Antonio Silva

Vlw Irmão!

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Um exemplo de sistema em que a energia mecânica não se conserva é o de uma usina hidrelétrica, devido ao atrito existente na parede dos dutos. Temos que a água no início tem uma quantidade de energia potencial gravitacional. A água ganha velocidade para escorrer pelos dutos através da força gravitacional, que transforma a energia potencial gravitacional em energia cinética. Entretanto a água, ao descer pelos dutos sofre a ação de uma força dissipativa em contato com as paredes do duto, a força de atrito. Como a força de atrito é sempre contraria ao movimento de um corpo, ela retira parte da energia cinética do corpo e transfere em forma de energia térmica para as paredes do duto. Logo a água não chega nas turbinas com um valor de energia cinética igual a da energia potencial gravitacional, pois a força de atrito retirou parte da energia cinética da água e transformou-a em energia térmica. Por conta desse atrito, durante o percurso da água não há conservação de energia mecânica no sistema.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais