Buscar

Como diferenciar em termos de caracteristicas e funções os movimentos ordenados na medula, dos planejados pelo cortex?

💡 1 Resposta

User badge image

Taíse Abrantes

     

     O controle dos movimentos é feito através do córtex cerebral e tronco cerebral. Juntamente com os gânglios da base e o cerebelo, controlam os movimentos mais ou menos complexos do ser humanos e de outros animais superiores.

       Os movimentos voluntários do córtex cerebral são atividades conscientes, porém a maior parte do controle pelo córtex compreende a ativação simultânea dos múltiplos padrões funcionais armazenados em área inferior, como no caso da medula espinhal, tronco cerebral e gânglios da base, onde esses centros enviam a maioria dos sinais ativadores específicos para os músculos. (GUYTON & HALL, l996).

     Para alguns tipos de movimento, como no caso dos movimentos finos, o córtex possui uma via quase que direta para os neurônios motores anteriores da medula.

     As principais áreas que contribuem para as funções motoras são: o córtex motor primário; a área pré-motora e a área motora suplementar.

      O córtex motor primário localiza-se anteriormente ao sulco central, lateralmente à fissura de Sylvius, compreendendo a área 4 de Brodmann. É assim denominado porque possui um limiar mais baixo de produção de movimento através da estimulação elétrica, tendo maior número de conexões córtico espinhais, com mais de 40% do total de fibras do trato piramidal. (MACHADO, 1996).

     A organização topográfica de diferentes áreas musculares do corpo no córtex está demonstrada no homunculo motor (Penfild e Rasmussem). Estimulações elétricas mostram que porções médias do córtex primário produzem movimentos dos membros inferiores; nas regiões laterais produzem movimentos do tronco, membros inferiores e das mãos, face e lado oposto do corpo. (GUYTON & HALL, 1996).

     O córtex motor primário regula as atividades musculares através de terminações sinápticas diretas sobre os motoneurônios e indiretamente através de conexões sinápticas dos interneurônios á nível espinhal.

    A maior parte do sistema córtico espinhal origina-se no córtex motor primário. Dessa maneira, lesões nesses locais poderão ter repercussões pronunciadas sobre os movimentos, podendo interromper os estímulos sensitivos indiretos da medula espinhal, via projeções corticais para a formação reticular e para os tratos reticulares espinhais, explicando, assim, porque lesão no córtex motora tem efeito diferente dos verificados nas lesões piramidais puras.

    Pequenas lesões ocorridas no córtico motor primário ocasionam atrofia de um pequeno grupo muscular no lado contralateral do corpo. Com uma boa recuperação, haverá pouca repercussão no tônus muscular.

     Se a lesão for maior, a recuperação da função será menor. Depois de um período inicial da paralisia flácida, o tônus muscular poderá aumentar ficando assim definitivamente.(LOWRIE, 2000).

     A área pré-motora localiza-se imediatamente anterior às porções laterais do córtex motor primário, e inferiormente a fisura de Sylvius e superiormente a fisura longitudinal, fazendo contato com a área motora suplementar. Sua organização topográfica é praticamente a mesma do córtex motor primário, ocupando a área 6 (seis) de Brodman.

   Os sinais nervosos gerados na área pré-motora causam padrões de movimento envolvendo grupos musculares com funções específicas, como o posicionamento dos ombros e dos braços, além das mãos que se orientam adequadamente para a realização de tarefas específicas como os movimentos finos.

     Esses resultados são conseguidos através de sinais enviados diretamente para dentro do córtex motor primário para executar múltiplos grupos de músculos, provavelmente pelos gânglios da base, depois de volta através do tálamo para o córtex motor primário, constituindo, desta maneira, um sistema complexo, controlando muitos padrões corporais de atividades musculares ordenados. (LOWRIE, 2000;UMPHRED, 1994).

    A área motora suplementar localiza-se imediatamente superior à área pré-motora, situando-se na fisura longitudinal, estendendo-se sobre a borda da porção mais superior do córtex lateral.

     São necessários estímulos elétricos mais fortes para causar contrações musculares do que em outras áreas motoras. Essas contrações são bilaterais ao invés de unilaterais.

Em geral, essa área funciona em conjunto com a área pré-motora, para provocar movimentos posturais e de fixação dos diferentes movimentos do corpo, como posicionar a cabeça e olhos.

    O papel da área motora suplementar está mais voltado para os movimentos sugeridos internamente, onde as instruções são recuperadas da memória sem qualquer indício externo, enquanto que o córtex pré-moto participa dos movimentos exteriores.

Além dessas estruturas, outras também participam do controle do movimento, são os núcleos da base: o núcleo caudado e putâmem, que são os maiores, separados pela substância branca; o globo pálido, lateral e medial; além das estruturas terminais, que são o núcleo sub-talâmico e a substância negra, a qual também é dividida em duas porções: a parte reticular e a parte compacta. Tanto no globo pálido, como na substância negra, as duas porções possuem funções bastante diferentes.(GUYTON & HALL, 1996).

     A motricidade automática tem como principal componente anatômico o sistema extrapiramidal. Nos principais atos automáticos , como marcha, fala, sucção, mímica, o sistema motor intervém, seja para modificá-los ou interrompê-los.

      Os núcleos da base, associados a determinadas áreas do córtex pré-motor, o córtex motor e os núcleos sub-talâmicos constituem o sistema extra-piramidal, cuja função é harmonizar a motricidade automática e controlar os reflexos posturais de origem espinhal e vestibulocerebelar.

   Com relação às diferenças anátomo-fisiológicas representadas pelo conjunto putâmico-caudado-neoestriado, que compreende o globo pálido e substância negra, têm sob seu domínio os movimentos automáticos primários e inibição dos mecanismos ativadores do tônus muscular. Lesões no paleoestriado terá como conseqüência perda dos movimentos automáticos primários e rigidez muscular ou hipertonia plástica (Doença de Parkinson), e lesões no neoestriado hipercinesia e hipotonia muscular, como na Coreia de Sydenham (SANVITO, 1998).

       O cerebelo é outra estrutura que participa do controle do movimento, porém tanto o cerebelo como os gânglios da base não iniciam a função muscular isoladamente, sempre dependerão da associação com outros sistemas do controle motor.

       Enquanto o cerebelo é fundamental na cronometragem das atividades motoras, na progressão rápida de um movimento para um próximo, na intensidade da contração muscular quando há alteração de carga e a interação instantânea entre grupos musculares agonistas e antagonistas, os gânglios da base colaboram no planejamento e nos padrões complexos de movimentos musculares controlando as intensidades relativas dos movimentos seqüenciais, assim como a direção desses movimentos (GUYTON & HALL, 1996).

    O cerebelo é de vital importância no controle das atividades musculares rápidas, como, por exemplo, tocar piano, corridas. Mesmo não tendo a capacidade direta de causar contração, este ajuda na seqüência das atividades motoras, além de monitorar e fazer ajustes corretivos nas atividades motoras do corpo, de modo que atendam os sinais motores dirigidos pelo córtex motor e por outras partes do cérebro.

     Também recebe informações atualizadas sobre programas de contração muscular e informações sensoriais das porções periféricas do corpo, fornecendo as alterações seqüenciais do estado de cada uma destas partes, como posição, velocidade de movimento e forças, que atuam sobre este.

 

   Atua, também, no córtex cerebral, ajudando a planejar o próximo movimento seqüencial, enquanto o movimento corrente ainda está sendo executado, colaborando para que o próximo seja suave.(SANVITO, 1998).

 

Fonte: http://adrianobamaral.blogspot.com/2016/02/cortex-cerebral-controle-de-movimentos.html 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais