Buscar

A respeito dos princípios do Direito Ambiental, é correto afirmar que:

O princípio da proibição do retrocesso veda a tramitação de projetos de lei que representam alteração da protetividade ambiental.
  O princípio do usuário-pagador impõe aos particulares a necessidade de contribuir para o emprego de recursos ambientais em atividades econômicas.
  Os bens ambientais, de acordo com a Constituição Federal, são de propriedade do Estado, cabendo a todos o dever de protegê-los.
  A necessidade de licenciamento ambiental fundamenta-se no princípio da prevenção, ou seja, na necessidade de se mensurar o risco desconhecido, sobre o qual não há certeza científica.
  A internalização dos efeitos externos positivos é o cerne do princípio do poluidor-pagador.

💡 6 Respostas

User badge image

Especialistas PD

Resposta CORRETA:

“O princípio do usuário-pagador impõe aos particulares a necessidade de contribuir para o emprego de recursos ambientais em atividades econômicas.”

“Trata-se de princípio complementar ao poluidor-pagador, a ponto de alguns doutrinadores o estudarem como um princípio único. Inobstante, a opção é pela abordagem particular de cada um deles.

Está previsto no inciso VII do art. 4º da Lei nº 6.938/1981 como um dos objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente, com a imposição “(…) ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos”.

O princípio do usuário pagador é decorrente da necessidade de valoração econômica dos recursos naturais, de quantificá-los economicamente, evitando o que se denomina “custo zero”, que é a ausência de cobrança pela sua utilização. O “custo zero” conduz à hiperexploração de um bem ambiental que, por consequência, leva à sua escassez. Como exemplo, ao não se valorar o custo pela utilização da água, sua exploração e utilização serão inevitavelmente feitas de forma excessiva, com a diminuição da disponibilidade desse bem fundamental para a vida.” (Direito Ambiental. 2ªed. e-book. pgs. 152)

 

Quanto às demais alternativas:

“O princípio da proibição do retrocesso veda a tramitação de projetos de lei que representam alteração da protetividade ambiental.”

Pode haver alteração na legislação ambiental. O que o princípio busca evitar é o retrocesso.

 

 

“Os bens ambientais, de acordo com a Constituição Federal, são de propriedade do Estado, cabendo a todos o dever de protegê-los.”

 

Os bens ambientais são bens de uso comum do povo, conforme indica o art. 225, caput, CF.

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

 

“A necessidade de licenciamento ambiental fundamenta-se no princípio da prevenção, ou seja, na necessidade de se mensurar o risco desconhecido, sobre o qual não há certeza científica.”

Dissertando sobre o princípio da prevenção, o Professor Fabiano Melo explica:

“Segundo Michel Prieur, ‘a prevenção consiste em impedir a superveniência de danos ao meio ambiente por meio de medidas apropriadas, ditas preventivas, antes da elaboração de um plano ou da realização de uma obra ou atividade’.

O princípio da prevenção é aplicável ao risco conhecido.

Entende-se por risco conhecido aquele identificado por meio de pesquisas, dados e informações ambientais ou ainda porque os impactos são conhecidos em decorrência dos resultados de intervenções anteriores, por exemplo, a degradação ambiental causada pela mineração, em que as consequências para o meio ambiente são de conhecimento geral. É a partir do risco ou perigo conhecido que se procura adotar medidas antecipatórias de mitigação dos possíveis impactos ambientais.” (Direito Ambiental. 2ªed. e-book. pgs. 147-148)

Portanto, o erro da alternativa está em relacionar o princípio ao risco desconhecido.

 

“A internalização dos efeitos externos positivos é o cerne do princípio do poluidor-pagador.”

Dissertando sobre o princípio do poluidor pagador, Fabiano Melo aduz:

“É um princípio de natureza econômica, cautelar e preventiva, que compreende a internalização dos custos ambientais, que devem ser suportados pelo empreendedor, afastando-os da coletividade.

Segundo Cristiane Derani, o princípio do poluidor-pagador “visa à internalização dos custos relativos externos da deterioração ambiental (…). Pela aplicação desse princípio, impõe-se ao “sujeito econômico” (produtor, consumidor, transportador), que nesta relação pode causar um problema ambiental, arcar com os custos da diminuição ou afastamento do dano”.

Conforme o Princípio 16 da Declaração do Rio (1992), “as autoridades nacionais devem procurar promover a internalização dos custos ambientais e o uso de instrumentos econômicos, tendo em vista a abordagem segundo a qual o poluidor deve, em princípio, arcar com o custo da poluição, com a devida atenção ao interesse público e sem provocar distorções no comércio e nos investimentos internacionais”.

Na legislação infraconstitucional, o princípio está expresso no inciso VII do art. 4º da Lei nº 6.938/1981, ao se afigurar na Política Nacional do Meio Ambiente como objetivo que vise ‘à imposição, ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados (…)’.” (Direito Ambiental. 2ªed. e-book. pgs.151)

Portanto, o erro da alternativa está em relacionar o princípio à internalização dos efeitos externos positivos ao invés de negativos.

2
Dislike0
User badge image

Leonardo Passos

xasjnxjxjsaxajx

0
Dislike1
User badge image

raquel francisca da silva

São dever de todos
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais