Buscar

Resuma os instrumentos de política econômica

💡 2 Respostas

User badge image

Sheila Lorrany

Os instrumentos de política econômica são: Política Fiscal: Gastos Públicos e Impostos. São instrumentos que afetam o lado real da economia; Política Monetária: Instrumentos ligados a quantidade de moeda e títulos públicos. Os principais instrumentos da política monetária sã o: emissões, reservas compulsórias, open market, redesconto, regulação sobre crédito e taxas de juros; Política Ca mbial e comercial: Políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia. Os instrumentos abarcam as interferências governamentais na taxa de câmbio, pela d eterminação do regime cambial (fixo, flutuante ou flutuação suja) e a política comercial, por meio de barreiras, incentivos e subsídios. Política de rendas: Refere-se à inter venção direta do governo na formação de renda (salários, aluguéis), através de controle e congelamento de preços.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A política econômica é um conjunto de estratégias que são escolhidas pelos governos de forma a conduzir a economia dos seus países. Estas estratégias utilizam a manipulação de certas ferramentas para obter bons resultados económicos em diversas áreas, com a ajuda a política fiscal e da política monetária, entre outras. Como mencionamos anteriormente, está relacionada com as políticas fiscal, monetária, cambiaria, de preço, do setor externo, etc. A política monetária, por exemplo, através das decisões sobre a emissão de dinheiro, pode gerar efeitos sobre a inflação ou nas taxas de juro. Enquanto a política fiscal, através da determinação dos gastos públicos e impostos, pode obter efeitos sobre a atividade produtiva das empresas e, estas últimas, sobre o crescimento económico. Já a política comercial, ou de comércio exterior, tem efeitos sobre os ganhos do Estrado e, desta forma, sobre o gasto que o mesmo faz. O alcance e o conteúdo de uma política econômica variam em cada país, dependendo do grau de diversificação de sua economia, do regime social e do nível de atuação dos grupos de pressão (partidos políticos, sindicatos, associações de classe, ONGs e movimentos de opinião pública). Fazem parte da estrutura econômica de um país a política monetária, a fiscal e a cambial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais