Buscar

como acontece a mineracao da matriz ossea

💡 2 Respostas

User badge image

Nathalia Cunha Gomes

https://oimedicina.wordpress.com/2012/03/04/tecido-osseo-e-osteogenese/

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A matriz óssea é formada por elementos orgânicos (fibras colágenas, proteoglicanos e glicoproteínas) e elementos inorgânicos que constituem cerca de 50% do peso do matriz óssea. Os elementos inorgânicos são íons fosfato, cálcio, bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e citrato. Fosfato e cálcio são mais abundantes que os demais elementos inorgânicos e formam cristais que têm a estrutura da hidroxiapatita.


.As fibras colágenas são os elementos mais abundantes da parte orgânica da matriz e associadas com hidroapatita são responsáveis pela dureza e resistência do tecido ósseo. Se os ossos forem descalcificados, mantém sua forma, porém, tornam-se muito flexíveis. A remoção do colágeno torna o osso quebradiço.


Os osteócitos são achatados e se localizam no interior da matriz óssea, em lacunas. São via de transporte de nutrientes e metabólitos entre os vasos sanguíneos e a morte destes confere a reabsorção da matriz.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais