Buscar

Quais hormônios produzidos pelo pâncreas?

Quais são os hormônios produzidos pelo pâncreas? 

💡 18 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O pâncreas executa basicamente duas funções, o pâncreas exócrino que tem a função de produzir sucos digestivos e enzimas que ajudam a partir em pedaços menores as proteínas, os açúcares e as gorduras, para que possam passar para o intestino, auxiliando na digestão dos alimentos e metabolismo dos nutrientes. E o pâncreas endócrino que produz que produz hormônios que regulam a utilização de açúcar pelo organismo, sendo eles a insulina e o glucagon, importantes para a regulação da taxa de glicose no sangue. A insulina é facilitadora para a entrada de glicose na célula e seu armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. A falta ou baixa produção de insulina, causa diabetes. Já o glucagon age de forma oposta à insulina. Quando ocorre a hipoglicemia (redução dos níveis de glicose no sangue abaixo do nível normal), o pâncreas produz o glucagon, agindo no fígado e estimulando a quebra de glicogênio em moléculas de glicose.

3
Dislike0
User badge image

Daiane Santos

A insulina facilita a entrada da glicose nas células (onde ela será utilizada para a produção de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. Ela retira o excesso de glicose do sangue, mandando-o para dentro das células ou do fígado. Isso ocorre, logo após as refeições, quando a taxa de açúcar sobe no sangue. A falta ou a baixa produção de insulina provoca o diabetes, doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue (hiperglicemia).

Já o glucagon funciona de maneira oposta à insulina. Quando o organismo fica muitas horas sem se alimentar, a taxa de açúcar no sangue cai muito e a pessoa pode ter hipoglicemia, que dá a sensação de fraqueza, tontura, podendo até desmaiar. Quando ocorre a hipoglicemia o pâncreas produz o glucagon, que age no fígado, estimulando-o a “quebrar” o glicogênio em moléculas de glicose. A glicose é, então enviada para o sangue, normalizando a taxa de açúcar.

8
Dislike0
User badge image

Amanda Moura

O pâncreas é uma glândula mista: exócrina e endócrina. A porção exócrina produz muitas das enzimas digestivas necessárias à função gastrointestinal. A porção endócrina compreende ilhas distintas de células, chamadas ilhotas de Langerhans. Estas células, situadas dentro das ilhotas, produzem dois hormônios que regulam a concentração de glicose no sangue. A insulina é um hormônio polipeptídeo produzido pelas células beta que reduzem o nível de glicose na circulação. É o único hormônio que reduz os níveis de glicose da circulação, é segregado como resposta aos níveis altos de glicose e está sujeito a controle por “feedback” negativo. A insulina faz com que as células absorvam glicose, estimula o armazenamento de glicose, e inibe a sua produção. As anormalidades na secreção ou na resposta das células à insulina provocam o distúrbio denominado diabetes mellitus. 
O glucagon é uma pequena proteína produzida pelas células alfa, dentro das ilhotas, que causa a elevação do nível de glicose no sangue. Sua liberação é controlada pelos níveis de glicose no sangue. Com a queda destes níveis, cresce a liberação de glucagon que causa o armazenamento de glicose e sua síntese até que os níveis estejam aumentados e a liberação de glucagon seja então reduzida por “feedback” negativo. O glucagon se opõe às ações metabólicas da insulina. Esta oposição, mais o controle por “feedback” negativo dos níveis de glicose, mantém um controle bastante severo dos níveis de glicose no sangue.

5
Dislike0
User badge image

mariaadosocorrrodejesus58@gmail.com

INSUINA E GLUCACON E TAMBEM A SOMATOSTATINA (QUE INIBE A LIBERAÇAO DA INSULINA E DO GLUCAGON )

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais