Buscar

Caracterize membrana plasmática:

Caracterize a membrana plasmática:

💡 4 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Estrutura que separa o conteúdo da célula do meio externo é formada por uma película delgada de 6 a 10 nm de espessura, composta de uma dupla camada lipídica “contínua e proteínas intercaladas ou aderidas a sua superfície”. A membrana plasmática controla de maneira seletiva a passagem de solutos. Além disso, promove a entrada e saída de macromoléculas por meio dos processos chamados endocitose e exocitose, respectivamente.

12
Dislike1
User badge image

Amanda Moura

A membrana plasmática é composta por lipídios e proteínas. Dizemos que é lipoproteica. Os lipídios são principalmente fosfolipídios e os glicolípidios. A membrana é semipermeável, isto é, ela permite ou impede a entrada e a saída de algumas substâncias. Essa permeabilidade seletiva permite que a composição interior das células seja diferente da composição do ambiente. A passagem de substâncias através da membrana plasmática se dá de duas formas principais: o transporte passivo e o transporte ativo.

9
Dislike0
User badge image

Luis Eduardo Watanabe Liberalesso

A membrana é formada de uma bicamada fosfolipidica com proteínas integrais(funcionais) e periféricas(estruturais).sua função é a permeabilidade seletiva por meio do transporte ativo e passivo, o passivo é a difusão simples,facilitada e osmose que é a cremação( desidratação) ou hemólise ( destruição da MP ) na célula animal, na vegetal ocorre a plasmólise( membrana plasmática desgruda da parede celular) ou desplasmolise ( MP gruda na parede celular) ou então a turgenescencia ( celula fuça murcha), falando de transporte ativo,temos a bomba de sódio e potássio ( celular expulsa sódio para a entrada de potássio) , fagocitose/pinocitose e exocitose.
5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais