Buscar

O que são células de Leydig e células de Sertoli?

💡 4 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Células de Sertoli:

As funções desempenhadas pelas células de Sertoli são diversas. Dentre elas, auxiliam na troca de nutrientes e metabólitos dos espermatócitos, espermátides e espermatozóides. A barreira formada pelas células de Sertoli também protege os espermatozóides em desenvolvimento de ataque imunológico. Outra função desempenhada pelas células em questão é a fagocitose de excessos de fragmentos de citoplasma liberados durante a espermiogênese.

Também secretam continuamente nos túbulos seminíferos um fluído que é  transportado na direção dos ductos genitais e é usado para transporte de espermatozóides. A secreção de uma proteína ligante de andrógeno pelas células de Sertoli é controlada por hormônio folículo-estimulante e testosterona e serve para concentrar testosterona nos túbulos seminíferos, onde ela é necessária para a espermatogênese. Células de Sertoli podem converter testosterona em estradiol e também secretam um peptídeo denominado inibina, que suprime a síntese e a liberação de FSH pela hipófise.

Essa célula produz também o hormônio antimülleriano, que é uma glicoproteína que age durante o desenvolvimento embrionário para gerar a regressão dos ductos de Müller em fetos do sexo masculino, induzindo assim o desenvolvimento de estruturas derivadas dos ductos de Wolff.


Célula de Leydig:

A testosterona produzida pelas células de Leydig é essencial para o desenvolvimento e a manutenção da espermatogênese e das características masculinas.

Quando o LH se liga aos receptores específicos localizados sobre a membrana da célula de Leydig, há a ativação de AMPc, dando início à ativação das cinases protéicas. As cinases catalisam a fosforilação das proteínas intracelulares e a mobilização dos precursores esteróides, e assim o colesterol é convertido em pregnenolona. O metabolismo da pregnenolona em testosterona pode envolver 17 alfa-hidroxipregnenolona, desidroepiandrosterona e 5-androstenediol ou progesterona, 17 alfa-hidroxiprogesterona e 4-androstenediona.

A via sintética preferencial varia entre as espécies.

1
Dislike0
User badge image

Lídia Tárgina

O controle hormonal da espermatogênese é realizado pelas células de Sertoli e de Leydig. As células deLeydig estão localizadas no tecido intersticial, externamente aos túbulos seminíferos. Essas célulasproduzem testosterona em resposta ao estímulo do LH (hormônio luteinizante).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais