Buscar

Desbruce-se sobre o nucleo central do Direito natural, incluindo sobre os aspectos de destrinça com o Direito Positivo?

💡 1 Resposta

User badge image

Da Boa

Neste caso estamos perante dois tipos de Direito, a saber:

Direito natural é o direito que o estado não tem a força superior assim como é um direito proveniente de Deus, EX: o direito a vida é um direito natural, o estado não nos da a vida.

O direito natural é baseado na consideração de um conjunto de leis que fundamenta um sistema de normas supremas e universais.

 

O Direito positivo é o direito que esta tipificada na Lei, é um conjunto de princípios e normas jurídicas que visão disciplinar a conduta social de um indevideo numa determinada sociedade.EX: o estado não da-nós a vida mas protegenos do perigo da vida. 

O direito positivo é a concepção contrária ao direito natural. Segundo a abordagem positiva não há uma natureza humana imutável, nem uma razão natural ou ordem pré-estabelecida da natureza.

Consequentemente, as leis não são consequência de uma razão natural, mas da própria evolução da sociedade e das normas jurídicas que se adaptam às circunstâncias de cada época. Para os positivistas não há um direito natural acima do direito real, pois as leis se adaptam aos novos contextos sociais.
 

ATT: A artigos que defendem o bem estar da vida na lei, mas não a artigo que diz a vida é do estado.

 

 

 

Espero que tenho dado o meu contributo

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais