Buscar

Qual o papel da adrenal no Sistema Nervoso Autônomo?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Na região medular das glândulas adrenais são produzidas a Epinefrina e Norepinefrina que agem com Neurotransmissores nas junções motoras do SNA.
0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Ou Adrenalina e Noreadrenalina se preferir.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O corpo tem uma resposta adrenal ao estresse severo de qualquer fonte, ativando o sistema de "luta ou fuga". Os hormônios responsáveis ​​são noradrenalina e epinefrina (também chamada adrenalina). Quando um estressor é reconhecido, o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA) é colocado em movimento.


No final deste fluxo de hormônios, a resposta adrenal é liberar o cortisol, combatendo os efeitos do estresse. O sistema hormonal adrenomedular (AHS) pode ser ativado se o estresse for severo. A medula supra-renal é instruída a eliminar a adrenalina, dando ao corpo um impulso extra de energia como parte da resposta de luta ou fuga.


Uma vez que o estresse é reduzido, o sistema oposto é ativado. O AHS descansa e o eixo HPA retorna à função normal. Esta é a resposta do “descanso e digestão”. Este sistema é regulado principalmente pelo sistema nervoso parassimpático, ou SNP. Com esse sistema, o corpo relaxa, qualquer sobra de adrenalina é metabolizada e o corpo se recupera dos efeitos do estresse.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais