Buscar

Determine as diferenças da organização genica de eucariotos e procariotos

Claras

💡 2 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Nos procariotos a maior parte de seu genoma está contida em uma grande
molécula de DNA de fita dupla e em forma de círculo, geralmente
acompanhado de uma ou de duas outras pequenas moléculas, também
circulares: os plasmídios. A organização gênica dos procariotos é dinâmica e composta por diferentes modalidades de moléculas de DNA: cromossomo, plasmídios, transposons e bacteriófagos. O cromossomo bacteriano contém todos os genes requeridos para o metabolismo e ciclo vital da bactéria. Plasmídios, transposons e bacteriófagos são entidades moleculares independentes que ocorrem indistintamente em diferentes grupos bacterianos e que funcionam como elementos genéticos móveis. 

Os eucariotos têm importantes diferenças em relação aos procariotos. A principal delas é a presença de membrana nuclear. o DNA nuclear dos eucariotos está  organizado em cromossomos, e o número de cromossomos varia  entre as espécies. Os genomas eucarióticos são consideravelmente maiores que os procarióticos. A organização dos genes no DNA eucariótico é bastante complexo ao nível estrutural e funcional. Estes são alguns pontos:

Existe seqüências curtas de ~10 pares de bases (pb) que são repetidas milhões de vezes por célula, sendo classificados como segmentos altamente repetitivos e chamados de DNA satélite porque a composição das bases são geralmente não usuais, permitindo a separação do resto do DNA.

 DNA satélite não codificam proteínas ou RNAs

 Seqüências de DNA satélite possuem entre 5 a 10 pb, que se repetem em tandem (lado a lado e na mesma orientação)

 Nos centrômeros e telômeros concentram-se os DNA satélites.

O DNA, além de apresentar uma estrutura secundária da dupla hélice, também assume uma conformação tridimensional denominada supertorcida, superenrolada ou super-hélice.

O superenrolamento do DNA é importante para compactar o DNA e assim caber dentro da célula. Isto implica em um alto grau de organização estrutural para  permitir acesso da informação contida no DNA para os processos de replicação e transcrição.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Introdução:

Os organismos vivos são formados por unidades básicas denominadas células que podem apresentar dois tipos de variações: uma com a organização genomica e celular mais simples chamado de procariontes, e outra de organismos com uma organização genomica e celular mais complexa, os eucariontes. As diferenças desses organismos é um fator crítico nesses caso, pois sua organização pode ser baseada em um contexto histórico-evolutivo.

 


 

Resolução:

 

Existem diferenças significativas entre as organizações dos genomas dos procariotos e eucariotos. As principais diferenças entre os organismos estão em seu Tamanho do genoma, Estrutura molecular, e a sua Distribuição de genes. Desta forma, os organismos Procariontes apresentam um genoma pequeno, com poucos genes, operons e unidades genéticas acessórias. Em comparação aos Eucariontes que apresentam um genoma grande, linear, com muitos genes, sem operons e sem unidades genéticas acessórias.

 


 

Conclusão:

 

Existem dois diferentes tipos de organismos vivos na distribuição da vida, essa diferença é um fator evolutivo que gera características que são perceptíveis nos diversos níveis de sua organização.

 


 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais