Buscar

Como os alimentos ajudam as células ?

Por exemplo: o que o alimento serve para a célula, exemplo de alimentos, no que eles ajudam a célula, entre outros.

💡 2 Respostas

User badge image

Ana luiza Oliveira

Não entedi muito bem a pergunta, mas vamos lá. Os alimentos auxiliam no metabolismo celular, porque, atuam na oxidação das moleculas desses alimentos, ou seja, tiram eletrons dos alimentos que ingerimos, por isso, temos energia quando comemos, a celula utiliza os alimentos como fonte de energia para a sua manutenção (replicação celular) e atividades, o que ocorrre na mitocondria da celula as atividades de glicolise, ciclo de krebs e cadeia transportadora de eletrons, todos esses processos tem como objetivo gerar energia para a celula se manter. Existem celulas que compoem diversos tipos de tecidos, essas celulas conseguem obter energia de carboidratos mais facilmente, existem vários tipos: frutose, maltose, glicose, galactose, etc. Mas dependendo da carencia das celulas elas conseguem obter energia de proteinas que são compostas por aminoácidos e lipidios que são as gorduras, compostas de alcool e acidos graxos, dependendo da falta de energia a celula consegue transformar a gordura principalmente em energia, oxidando o tecido adiposo, processo denominado de lipolise e ocorre nas celulas do tecido hepatico.

0
Dislike0
User badge image

Leilane Lopes

Os alimentos devem primeiro ser digeridos pelo sistema digestório, pois eles são moléculas muito grandes, que não podem ser utilizadas pelas nossas celulas. Nosso sistema digestório irá quebrar os sacarrídeos, como o amido (polissacarídeo) em moléculas de glicose, que nas celulas, ao serem quebradas irão gerar energia química, para as funções celulares. As proteínas como as carnes irão ser degradadas em aminoácidos, e esses serão utilizadas para o anabolismo de novas proteínas, agora do corpo humano. Os lípideos (oléos) são quebrados em ácidos graxos, que também são utilizados para a produção de energia química. Os legumes e verduras, são degradados e fornecem as vitaminas, que serão modificadas e passarão a auxiliar as celulas em suas funções metabolicas e essenciais, e em fibra alimentar, que são responsáveis pela formação do bolo fecal. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais