Buscar

Como se dá a representatividade democrática do Poder Judiciário no Brasil?

eu não sei, alguém poderia me ajudar?

💡 3 Respostas

User badge image

Augustus Borges Melo

O Judiciário passou a “regular o circuito da negociação política”, ao controlar a constitucionalidade dos atos de governo e até privados. Passou ainda pela manutenção do “caráter democrático das regulações sociais”. Os magistrados, no julgamento das questões constitucionais, acabariam por decidir, indiretamente, sobre os próprios fundamentos da organização social.
Leia mais: http://jus.com.br/artigos/30641/a-dimensao-politica-do-poder-judiciario-no-novo-constitucionalismo#ixzz3HOIwr38B

1
Dislike0
User badge image

Jessica Yohara

Muito obrigado .. Me ajudou bastante

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A representatividade democrática do Poder Judiciário no Brasil se dá através de uma série de medidas. Dentre elas, a principal é o dever de motivação das decisões judiciais previsto no art. 93, IX, CF.

Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, disporá sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princípios:

IX todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação; 

A motivação das decisões permite que o cidadão tenha acesso às razões de decidir do Tribunais, o que traz duas consequências imediatas:

  • De uma lado a pessoa pode se conformar com o que ficou decidido – nessa situação, a Jurisdição foi bem sucedida e alcançou-se a paz social;
  • Além disso, a motivação permite que o cidadão exerça o controle e fiscalização sobre os órgãos do Poder Judiciário, na medida em que pode determinar se os argumentos ventilados na decisão estão ou não de acordo com o Direito.

Nesse sentido, Daniel Amorim Assumpção Neves afirma que “sob o ponto de vista político a motivação se presta a demonstrar a correção, imparcialidade e lisura do julgador ao proferir a decisão judicial, funcionando o princípio como forma de legitimar politicamente a decisão judicial. Permite um controle da atividade do juiz não só do ponto de vista jurídico, feito pelas partes no processo, mas de uma forma muito mais ampla, uma vez que permite o controle da decisão por toda a coletividade”. (Manual de Direito Processual Civil. 8ª ed. pg. 125).

Outro instrumento de destaque no que concerne à legitimidade democrática do Poder Judiciário é a própria TV Justiça. Os julgamentos televisionados permitem a aproximação entre os jurisdicionados e os órgãos julgadores, seja pelo exposição da pessoa física do juiz, seja pelos debates informais travados durante as sessões.

O Quinto Constitucional também tem papel importante na representatividade democrática. Através do quinto, profissionais com experiências externas à magistratura têm acesso facilitado aos órgãos de cúpula do poder judiciário e contribuem com sua perspectiva jurídica singular. Com isso, espera-se uma renovação das teses jurídicas e o desenvolvimento de um Judiciário menos fechado em si mesmo.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais