Buscar

qual a tendência do capitalismo em sua fase atual de se tornar monopolista ? e quais são as implicações sociais dessa tendência?

qual a tendência do capitalismo em sua fase atual de se tornar monopolista ?  e quais são as implicações sociais dessa tendência?

💡 1 Resposta

User badge image

Hernando Silva

O capitalismo monopolista vivencia uma crise estrutural. Uma crise que ocorre enquanto um movimento contraditório eleitor de beneficiados – os segmentos dos homens de negócios – e de miseráveis – os desempregados. As crises não são fenômenos pacíficos ou de imobilidade, ao contrário, são dinâmicas e apontam para a transformação. Porém, nem toda transformação é revolucionária. A transformação só é revolucionária quando está em discussão o modo de produção: o jeito de viver e trabalhar relativo à sociedade e à sua superação. Quando o modo de produção não está em discussão, o conceito “transformação” toma uma outra dimensão. A mesma assumiu o princípio do reformismo, articulado em práticas e princípios conservadores e que representam a continuidade dos interesses sociais. Nas fronteiras do reformismo, transformação é sinônimo de conservadorismo e antônimo de superação. O capital em um movimento contraditório, de conflitos inconciliáveis entre classes, tem um caráter cíclico de apogeus e crises. Quanto maior a resistência dos movimentos sociais a suas ações, maior a tendência em conceder benefícios sociais visando reduzir os conflitos e as contradições.

FONTES; http://www2.faced.ufu.br/nephe/images/arq-ind-nome/eixo10/completos/teoria.pdf

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais