Buscar

Omissão IGF

No seu ponto de vista, quais os motivos para a omissão legislativa quanto ao IGF -Imposto sobre grandes fortunas, estabelecido no Artigo 153 inciso VII da Constituição Federal de 1988. 

💡 2 Respostas

User badge image

Paula Virginia Paiva

Boa tarde esse dispositivo contitucional e civil quando for aprovado deixar muitos brasileiros desprovidos até de sua propria existencia, portanto poucos encaixariam nesse dispostivo que a norma representa

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Sobre o tema, Ricardo Alexandre assim leciona:

“O art. 153, VII, da CF/1988 atribui à União a competência para instituir imposto sobre grandes fortunas, nos termos de lei complementar.

A União não utilizou tal competência, de forma que o tributo não foi efetivamente instituído.

Alguns doutrinadores mais críticos afirmam que o tributo não foi criado porque as grandes fortunas estariam muito bem representadas no parlamento federal, inibindo qualquer iniciativa no sentido de exercício da competência.

Entretanto, a criação do tributo também encontra alguns entraves quanto à sua viabilidade, visto que, criado o tributo, as grandes fortunas tenderiam a se retirar do País, tendo assegurados, aliás, 90 dias para tomar tal providência (noventena).”  (Direito tributário esquematizado. 10. ed. e-book. pg. 657)

Renata Barreto, em artigo no portal infomoney (“Taxar grandes fortunas? Entenda as razões para isso não dar certo”), ilustra bem o problema da tributação das grandes fortunas com o recente caso da França:

“Indo na contramão da maioria dos países europeus que abandonou a taxação sobre os mais ricos ainda nos anos 1990, resolveu implementar uma nova tabela de impostos que chegava até 75%, em 2012. O Presidente, Fraçois Hollande, aprendeu forçadamente que aumento de impostos sobre os ricos não redistribui a renda, mas redistribui pessoas. Milhares de franceses ricos saíram em busca de uma nova cidadania, incluindo o francês mais rico de todos, Bernard Arnault, CEO do grupo LVMH, dona das marcas Louis Vuitton, Moet Chandon, Hennessy e mais 54 marcas de luxo, que mudou sua cidadania para a Bélgica. O ator Gerard Depardieu mudou sua cidadania para a Rússia e outros vários artistas, jogadores de futebol e todo o tipo de milionário foram para a Bélgica, Suíça, etc. Na época, Emmanuel Macron, antigo investment banker que se tornou o ministro da economia, chamou a medida de super taxação de “Cuba sem sol”. Com o desastre propagado pela medida, Hollande baixou a alíquota para 50% e depois teve que desistir totalmente desta ideia, não renovando-a para 2015.”

Portanto, diferente do que o senso comum propaga, a tributação de grandes fortunas não se mostrou benéfica do ponto de vista econômico, o que ajuda a explicar a não implementação do IGF no Brasil.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais