Buscar

Principais características da logística integrada?

💡 2 Respostas

User badge image

Dievellin Keline

 Os produtos rapidamente se tornam commodities, quer em termos de características intrínsecas do próprio produto, quer pelo preço, pelo que cada vez mais a aposta na diferenciação deve passar pela optimização dos serviços, superando a expectativa de seus clientes com atendimentos rápidos e eficazes. O tempo em que as empresas apenas se orientavam para vender os seus produtos, sem preocupação com as necessidades e satisfação dos clientes, terminou. Hoje, já não basta satisfazer, é necessário encantar.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder esta pergunta, devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Logística.

Nos últimos anos, a logística saiu do patamar de área operacional e passou a contribuir mais ativamente com estratégias que ajudam a promover melhorias e alavancar os resultados do negócio. Nesse sentido, surge o conceito da logística integrada.

De forma resumida, podemos dizer que a logística integrada, como o próprio nome sugere, permite e estimula a união e interatividade de forma dinâmica entre os diversos setores e processos de uma empresa. Em um sentindo ainda mais amplo, ela foi desenvolvida para que os gestores pudessem gerenciar a cadeia de suprimentos de forma mais estratégica.

Ou seja, se a logística era a responsável por processos como gestão de estoques e transporte, por exemplo, hoje ela permite um gerenciamento mais eficaz das atividades de compras, armazenagem, do processo produtivo e todas as etapas do transporte e permite, ainda, o acompanhamento das atividades de seus fornecedores e parceiros, integrando processos que sejam relacionados e que impactem nas etapas seguintes.

Geralmente, a logística integrada é dividida em áreas, que podemos elencar aqui:

  1. Administração de materiais

    Essa é a que trata diretamente das operações relacionadas ao fluxo de insumos. Compreender o processo que vai da captação de matérias-primas à fábrica. A administração dessa área é responsável por negociar a aquisição, providenciar o transporte, garantir o controle de qualidade, gerir o armazenamento etc. Seus objetivos devem ser reduzir custos, estabelecer bons vínculos com fornecedores e outros parceiros e agilizar a produção.
     
  2. Movimentação de materiais

    É a atividade responsável por transportar insumos que garantam o abastecimento eficiente da linha de produção (sem permitir faltas, mas sem promover sobras). É sua atribuição, também, garantir o transporte dos materiais em processamento, o que inclui tanto encaixotar e armazenar quanto administrar esse trabalho de maneira que seja eficiente (do ponto de vista do tempo e do espaço).
     
  3. Distribuição física

    É o fim da sequência de processos. É a atividade responsável por levar os produtos aos seus pontos de distribuição ou de venda ao consumidor final, garantindo qualidade, agilidade e preço baixo.

Fontes:

  •  http://blog.softruck.com/logistica-integrada-e-os-seus-beneficios/. Acesso em 14 de junho de 2018.
  • https://meusucesso.com/artigos/logistica/o-que-e-logistica-integrada-320/. Acesso em 14 de junho de 2018.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais