Buscar

cite dois exemplos de mercado que possui excesso de oferta e demanda?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Excesso de oferta é ocorre quando um produto está disponível no mercado numa quantidade maior do que os consumidores estão dispostos a comprar. Esse fenômeno tende a forçar uma baixa nos preços de modo a trazer o mercado a um equilíbrio. Um exemplo de excesso de oferta é o mercado imobiliário americano após a crise financeira. Há muitas casas que foram construídas durante a bolha que agora encontram-se vazias ou à venda o que fez o preço desses imóveis despencar desde o início da crise. 

Já o excesso de demanda é quando há mais consumidores do que produto disponível para venda. Isso leva a um aumento de preços em busca do equilíbrio. Um exemplo é o aumento no preço do etanol (combustível) nos últimos meses. Com a quebra da safra de cana na Índia, muitas usinas de cana no Brasil utilizaram a cana para produção de açúcar ao invés de álcool (etanol). Isso diminuiu a oferta de etanol no mercado ao mesmo tempo em que a frota de veículos flex aumentava, isso forçou o aumento de preço do etanol que chegou a mais de 50% em muitas praças no Brasil.

Podemos observar na teoria de mercado que o equilíbrio entre a oferta e a demanda implica que, a um determinado preço de mercado, a quantidade ofertada é igual à quantidade demandada. Isso pode ser identificado mais facilmente nas economias desenvolvidas, em que o planejamento do processo produtivo conta com outras variáveis que são mais estáveis, tornando mais fácil identificar a quantidade a ser produzida e ofertada vis a vis à capacidade de consumo. Porém, quando essas outras variáveis interferem na lei da oferta e da demanda, identificamos a escassez ou o excesso de oferta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais