Buscar

Durante o recebimento e a estocagem do aço no canteiro, recomenda-se ?

💡 1 Resposta

User badge image

Carlos Alberto Castelo Branco

no recebimento; 

• Quantidade
• Comprimento das barras
• Bitola do aço
• Se os ensaios abrangem todos os lotes entregues
• Se o nome do fabricante está estampado nas barras de diâmetro superior a 10 mm
• Aspecto geral do aço, observando se há defeitos ou impurezas (fissuras, esfoliações, corrosão)

armazenamento

O fluxo de armazenamento dos materiais e a área a disponibilizar no canteiro podem, em alguns casos, determinar o tipo de fornecimento do aço (em telas soldadas, em barras, aço beneficiado).

Aço em barras

Quando se utilizam barras de aço, percebemos que precisamos de um espaço no canteiro para estocar as barras de aço em três estágios distintos: aço em barras, aço cortado, aço cortado e dobrado. Há de se considerar ainda que, na estocagem do aço em barras, é preciso disponibilizar uma área cujo comprimento seja superior a 12 m.

Barras pré-cortadas

Ao adquirir o aço dessa forma, o espaço para a armazenagem no canteiro não requer comprimentos tão extensos quanto o aço em barras. Na estocagem, pode-se organizar as barras por elemento estrutural (barras de pilar, de vigas) ou por pavimento. Dessa forma, em função da quantidade estocada e da forma de organização, teremos variações no tamanho das áreas, sendo importante a realização de um estudo prévio para encontrar um ponto ótimo entre quantidade de estocagem, área de armazenamento e fluxo de transporte do aço.

Barras pré-dobradas

A vantagem na aquisição do aço pré-dobrado, em relação ao pré-cortado, é que, além de eliminar uma etapa no processamento do aço, o material requer somente de uma área para estocagem, ao contrário da barra em aço, por exemplo. Quanto à área de estocagem, considere os mesmos itens apresentados no item ”Barras pré-cortadas”.

Telas soldadas

As telas podem ser fornecidas em rolo ou em painéis. Em painéis, é comum a aquisição de telas de diferentes tipos; e nessa situação podemos estocá-los em pé, minimizando a necessidade de áreas maiores para sua estocagem. Se o transporte das telas for realizado com grua, o estoque pode ser descentralizado.

fonte

; http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/sistemas-construtivos/3/armacao-aquisicao/execucao/55/armacao-aquisicao.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais