Buscar

onde ocorre o compartimento de célula, na sinstese de acidos graxos?

💡 2 Respostas

User badge image

Márcio da Mota Machado Filho

Citosol e retículo endoplasmático liso.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A biossíntese dos ácidos graxos ocorre no citosol.


As vias anabólicas para produção de lipídios consomem, além de ATP, NADPH (agente redutor). Ao contrário do que ocorre com os carboidratos, não há vias em comum com o catabolismo - neste caso b-oxidação. Além dos intermediários e enzimas, também o compartimento celular é diferente: no citosol e retículo endoplasmático liso (e não na mitocôndria). Ocorre preferencialmente no fígado e em pequena proporção nos adipócitos.

O primeiro intermediário da via é o Malonil-CoA, sintetizado a partir de Acetil-CoA e gás carbônico com gasto de ATP. O responsável é um complexo enzimático - Acetil-CoA carboxilase.


A síntese propriamente dita ocorrerá em ciclos, à semelhança da b-oxidação. Todos eles ocorrem, entretanto, no mesmo complexo enzimático - ácido graxo sintase - que produz ácidos graxos até o tamanho de 16 carbonos. Logo, o produto final é sempre o palmitato.

Para o primeiro ciclo, dois sítios do complexo devem ser ocupados, ativando-os: o primeiro com a ligação de um grupo Acetil a partir de Acetil-CoA (a coenzima A é liberada) e o outro com a ligação de um grupo Malonil a partir do Malonil-CoA previamente formado. Seguem-se então 4 etapas:

  • -condensação dos dois grupos ligados com a saída de CO2 - o uso do Malonil é uma forma de tornar a reação favorável, mas na verdade apenas o grupo acetil é incorporado;
  • -redução da carbonila;
  • -desidratação;
  • -redução da insaturação.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais