Buscar

José entrega as chaves da sua casa de campo a Luis? Luis tem o direito de vendê-la? O que que você precisaria saber para responder essa questão?

💡 9 Respostas

User badge image

Larissa Reinert

José, ao entregar as chaves de casa à Luis, sem qualquer contrato de compra e venda ou, até mesmo de locação, celebra com ele o Comodato.

 

No comodato, José (comodante) ainda possui a propriedade, logo também possui a posse indireta. Já Luis (comodatário)  é considerado possuidor, tendo a posse direta.

À Luis é assegurado o direito da defesa da posse (interditos proibitórios e a autotutela possessória), entretando, não lhe assiste o direito de venda da coisa, pois só o proprietário pode vende-lá.

O comodato se difere da doação porque no primeiro nao se transfere a propriedade podendo o possuidor direto (proprietário) reaver a coisa quando a quiser, a menos que o comodato tenha sido celebrado por contrato com prazo determinado, o qual deverá ser obedecido. Neste caso, se, após o decurso do prazo, o comodatário não quiser devolver a coisa, este incorrerá na posse precária, portanto injusta, não obedecendo um dos requisitos da usucapião.

Excepcionalmente, a usucapião extraordinária não necessita de posse justa, contudo há entendimentos de que posse decorrente de comodato não enseja usucapião.

Concluindo, a respeito da sua pergunta, NÃO, Luis NÃO PODE VENDER a casa de José, eis que Luis não é proprietário. 

4
Dislike0
User badge image

Denis Dantas Do Carmo

Acredito que você precisaria saber sobre Posse e Propriedade, de maneira sucinta, Luis tem Posse Direta e José a Posse Indireta e a Propriedade, portanto, Luis não tem o direito de vindê-la em regra geral, pois a casos em que poderia, por exemplo, se José estivesse passando por alguma necessidade.

0
Dislike0
User badge image

Albertiel Sousa

Acredito que no caso em tela, a venda por Luís não seria possível, pois o mesmo dispõe da posse, mas não da propriedade do imóvel.
Como reza o artigo 1.196, define a posse: “Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade”. Diferente da propriedade, pois o proprietário é aquele que tem o pleno domínio sobre a coisa. Ele pode dispor livremente dela quando quiser. Ao passo que o possuidor não dispõe desse poder. Ele é apenas o detentor da posse dela, que pode ser temporária ou permanente. 
Todavia, existe meio do detentor da posse, ganhar a propriedade do mesmo, observando o artigo 1.204 do Código Civil que diz que: “Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade”. Ou seja, Se já exerceu a posse mansa, pacífica, ininterrupta e incontestada do imóvel por determinado tempo, ele poderá requerer o domínio (propriedade) por meio da ação de usucapião.

Espero ter ajudado!

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais