Buscar

SISTEMA FEDERATIVO

Questão número 5.5a Questão (Ref.: 201606504181) Pontos: 1,0 / 1,0 Em um sistema federativo não há hierarquia entre os entes, e sim a repartição de atribuições, de acordo com o determinado na Constituição. Para a defesa e o fomento de certos interesses, o constituinte estabeleceu norma combinando os esforços de todos os entes federados. Dessa forma, nos deparamos com as COMPETÊNCIAS CONCORRENTES quando: Opção Não Respondida são competências de um único ente, mas que podem ser delegadas se houver autorização legal. Opção Marcada Opção Certa são competências legislativas que atribuem, segundo regra constitucional, um papel legislativo à União e aos Estados-Membros, e de forma suplementar aos Municípios. Opção Não Respondida são competências exclusivas, administrativas, legislativas dos Estados-Membros. Opção Não Respondida são competências administrativas que cabem a todos os entes federativos. Opção Não Respondida são de um único ente e de mais ninguém, ou seja, não são passíveis de delegação.

💡 2 Respostas

User badge image

Lílian Cavalcante

atese em si, refere a diferença entre federações e confederações... Brasil trabalha com federações independentes e harmônicas....

1
Dislike0
User badge image

Rafael Ribeiro

As competências legislativas concorrentes são aquelas que são designadas à União, Estados e Distrito Federal no artigo 24 da CRFB.

"Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

§ 1º No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

§ 2º A competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados.

§ 3º Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades.

§ 4º A superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário."

Ressalte-se que o município, por força do artigo 30, II, exerce competência suplementar.

"Art. 30. Compete aos Municípios:

II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber;"

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais