Buscar

cmpc

- Em 1º de janeiro, o valor total de mercado da Tysseland Company era de $ 60 milhões. No decorrer do ano, a empresa planeja levantar e investir $ 30 milhões em novos projetos. A estrutura de capital da empresa, mostrada a seguir, é considerada ótima. Assuma que não há dívida de curto prazo.

                                Estrutura de capital a valor de mercado

Novos títulos de dívida terão uma taxa juros de cupom de 8% e serão vendidos ao valor de face. A ação ordinária está sendo vendida ao valor corrente de $ 30 cada. A taxa de retorno requerida pelos acionistas é estimada em 12%, consistindo em um rendimento de dividendo de 4% e de uma taxa de crescimento constante esperado de 8% (o próximo dividendo esperado é $ 1,20, então $ 1,20 / $ 30 = 4%). A alíquota do imposto marginal da empresa é de 40%.

a) Para manter a atual estrutura de capital, quanto em novos investimentos deve ser financiado pelo patrimônio líquido dos acionistas ordinários?

b) Suponha que haja fluxo de caixa suficiente, de forma que a Tysseland possa manter sua estrutura de capital-alvo sem emitir ações adicionais. Qual é o CMPC?

c) Suponha agora que não haja fluxo de caixa interno suficiente e que a empresa deve emitir novas ações. Falando qualitativamente, o que acontecerá com o CMPC?

💡 2 Respostas

User badge image

Cauã Freire Giner

a) Vemos que a atual estrutura de capital da empresa tem 50% de dívida e 50% de capital próprio (PL dos acionistas). Pretende-se investir mais $ 30 milhões, o que significa que o Capital Total passará de $ 60.000.000,00 para $ 90.000.000,00. Portanto, para que a estrutura de capital inicial seja mantida, metade desse novo investimento deve ser financiado com dívida e metade com capital próprio, o que resultaria na situação representada pela tabela abaixo:

Estrutura de capital com o novo investimento

Respondendo à questão: dos $ 30 milhões referentes ao novo investimento, $ 15 milhões devem ser financiados com capital próprio para que a atual estrutura de capital seja mantida.

b) Para calcularmos o CMPC precisamos primeiramente calcular o custo de cada componente da estrutura de capital (dívida e capital próprio).

O custo da dívida (Kd) representa a taxa de juros do cupom, portanto, Kd = 0,08 ou 8% ao ano.

Há diversas maneiras de se calcular o custo do capital próprio referente aos acionistas ordinários (Ks). Como o problema fornece preço atual da ação (P0), expectativa do valor do próximo dividendo (D1) e taxa de crescimento (g), o modelo a ser utilizado é o modelo de Gordon com crescimento, cuja fórmula é Ks = D1/P0 + g .

Portanto, Ks = 1,2/30 + 0,08 = 0,04 + 0,08 = 0,12 ou 12% ao ano.

Agora que temos o custo de cada componente, podemos calcular o CMPC, cuja fórmula para situações em que não há ações preferenciais é:


CMPC = Kd . Wd . (1 - IR) + Ks . Ws


Nessa fórmula Wd e Ws são os pesos de cada componente na estrutura de capital, 50% para cada um na presente situação. O termo (1 - IR) representa o benefício fiscal da dívida.

Portanto, CMPC = 0,08 x 0,5 x (1 - 0,4) + 0,12 x 0,5 = 0,084 ou 8,4% ao ano


c) Com a emissão de novo lote de ações o CMPC irá aumentar, porque há custos de emissão, que fazem com que parte do valor investido pelos novos acionistas não entre no caixa da empresa. Além disso, o mercado acionário tende a ver com desconfiança novas emissões, com isso a percepção do risco da empresa pode ser alterada e a exigência de rentabilidade aumentar.

1
Dislike0
User badge image

Bruno Lima

É FACIL ESSE AI 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais