Buscar

A União, por intermédio do Congresso Nacional e no uso da competência que lhe foi outorgada pela Constituição da República, institui o Imposto sobre..

A União, por intermédio do Congresso Nacional e no uso da competência que lhe foi outorgada pela Constituição da República, institui o Imposto sobre Grandes Fortunas, determinando que o pagamento do mesmo deve se efetivar sob a forma de serviços prestados à comunidade pelos respectivos contribuintes, bem assim estabelecendo que a receita proveniente dessa cobrança estaria vinculada ao Programa de Combate à Fome. A espécie normativa em tela está em consonância com o ordenamento jurídico brasileiro? Justifique sua resposta.

💡 1 Resposta

User badge image

DLRV Advogados

Não.

A despeito de ser possível a instituição de Imposto sobre Grandes Fortunas, o mesmo não pode se efetivar sob forma de serviços prestados à comunidade. Veja-se o que diz o CTN:

"Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte."

"Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada."

Desta forma, de acordo com Sabbag, "o tributo deve ser pago em dinheiro, não podendo ser pago in natura ou in labore, ou seja, por meio da entrega de bens, produção ou prestação de serviços em troca da quitação de tributos".

Ademais, imposto é conceituado como tributo não-vinculado: é aquele tipo de tributo que você paga e será utilizado de forma generalizada. Não pode vincular-se a receita proveniente da cobrança ao Programa de Combate à Fome

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais