Buscar

Água Oxigenada reagindo com o Dióxido de Manganês, quais os reagentes e os produtos?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A água oxigenada é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio – H2O2(aq). No entanto, no caso da molécula da água oxigenada, isso não acontece. Nela o Nox do oxigênio é -1. Além dos peróxidos, as outras exceções são os superóxidos, em que o Nox do oxigênio é igual a -1/2, e os fluoretos, em que o Nox do oxigênio pode ser +1 ou +2. Em reações de oxirredução, a água oxigenada pode atuar como agente oxidante ou como agente redutor. 

O dióxido de manganês (MnO2) é um clássico catalisador da decomposição da água oxigenada (peróxido de hidrogênio, H2O2). Ou seja, o MnO2 faz com que a água oxigenada libere oxigênio sem ocorrer transformação química no MnO2. A reação será intensa para uma água oxigenada com alto 'volume'.

Essa decomposição da água oxigenada ocorre no meio ambiente, porém de forma lenta. Visto que ela ocorre naturalmente, é por isso que geralmente a água oxigenada é guardada em frascos escuros, longe da claridade, isto é, para não se decompor.

1
Dislike0
User badge image

Bringel Neto

oi

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais