Buscar

Quais as principais diferenças entre os modelos Clássico e Keynesiano?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Modelo Clássico

O modelo clássico é derivado das ideias de vários economistas clássicos. Segundo ele, esse modelo é baseado nos pressupostos de que salários e preços devem se ajustar para que seja criado um equilíbrio de mercado. Além disso, para os clássicos a política monetária não influenciava as variáveis reais.

No modelo clássico, os preços são flexíveis, ou seja, dado uma variação na demanda o preço sobe ou desce e o nível de oferta se mantém. Esse modelo se basea na ideian da Lei de Say (oferta determina a demanda, por isso que um aumento ou redução de demanda não altera a oferta, mas sim o preço) e é um modelo de longo prazo.


Modelo Keynesiano

O modelo keynesiano trata os preços como sendo rígidos, ou seja, se a demanda variar a oferta é estimulada (Lei da demanda efetiva). Além disso, esse é um modelo de curto prazo e algumas correntes keynesianas acreditam que a política monetária pode sim afetar as variáveis reais, por exemplo, nível de emprego.


Fonte: http://economiananet.blogspot.com/2011/06/modelo-classico-e-modelo-keynesiano.html

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais