Buscar

Qual a origem da republica no Brasil? a Republica é cláusula pétrea?

Qual a origem da republica no Brasil? a Republica é cláusula pétrea?

💡 3 Respostas

User badge image

Eduardo Dill

Olá, amigo

Através do golpe militar proclamado por Deodoro da Fonseca a República teve início em 1889 e era mais conhecida como Repúblida da Espada por ser uma república governada por militares. Mais tarde tomou nomes como República do Café-com-Leite, República Populista e República Nova, na qual vivemos hj. E sim, é uma Cláusula Pétrea, porém implícita.

Espero ter ajudado, abraço!

2
Dislike1
User badge image

e

Quem discorre bem sobre este assunto é Daniel Sarmento em seu livro "Direito Constitucional - Teoria, história e métodos de trabalho. Segundo este autor, a República não é uma Cláusula Pétrea; todavia, não é possível a sua supressão mediante Emenda Constitucional, já que o Constituinte Originário estabeleceu que qualquer mudança acerca deste tema ocorrerá mediante a manifestação do povo, conforme ocorreu em 1993 através de plebiscito.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Pedro Lenza explica que “entre 1889 e 1891 se instala no Brasil o Governo Provisório (Dec. n. 1, de 15.11.1889, redigido por Rui Barbosa), presidido por Deodoro da Fonseca e que tinha a importante missão de consolidar o novo regime e promulgar a primeira Constituição da República.

Nos termos do art. 10 do Decreto presidencial n. 1, de 15 de novembro de 1889, ‘o território do Município Neutro fica provisoriamente sob a administração imediata do Governo Provisório da República, e a cidade do Rio de Janeiro constituída, também provisoriamente, sede do poder federal’.

A Assembleia Constituinte foi eleita em 1890. Em 24 de fevereiro de 1891, a primeira Constituição da República do Brasil (a segunda do constitucionalismo pátrio) é promulgada, sofrendo pequena reforma em 1926. Vigorou até 1930.

(...) nos termos do art. 1.º da Constituição de 1891, a Nação brasileira adotou, como forma de Governo, sob o regime representativo, a República Federativa, proclamada em 15 de novembro de 1889.” (Direito Constitucional Esquematizado. 21ª ed. pgs. 119-120)

A análise da forma de governo republicana enquanto cláusula pétrea depende da diferenciação entre cláusulas pétreas explícitas e implícitas.

Cláusulas pétreas explícitas são as indicadas no art. 60, §4º, I-IV, CF.

Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

§ 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

I - a forma federativa de Estado;

II - o voto direto, secreto, universal e periódico;

III - a separação dos Poderes;

IV - os direitos e garantias individuais.

 

Sobre as cláusulas pétreas explícitas, Nathalia Masson ensina:

“Limitações implícitas (não inseriras no texto constitucional) que orientam a reforma constitucional e que, muito embora não tenham sido explicitadas, destruiriam fatalmente a obra do poder originário se desrespeitadas fossem.”

Dentre essas limitações implícitas, a referida Professora inclui a forma de governo republicana:

(...)

“Quanto à possibilidade de superação da forma de Governo republicana - prevista pelo legislador originário e igualmente confirmada pelos cidadãos, em 21 de abril de 1993, no plebiscito previsto no art. 2º, do ADCT - não se pode concluir o mesmo. Parece-nos impossível harmonizar a forma monárquica com as cláusulas pétreas referentes à separação de poderes, ao voto periódico e à isonomia. Nesse sentido, seria hoje a forma republicana de Governo definitiva.” (Manual de Direito Constitucional. 4ª ed. pg. 144)

Portanto, a forma de governo republicana é sim uma cláusula pétrea implícita.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais