Buscar

"O que é politica" editora brasiliense

resenha do livro "O que é politica" editora brasiliense

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Luiza Romano

A política é uma referência em todas as dimensões do nosso cotidiano e no envolvimento. Na sociedade. A política surge junto com própria história, com o dinamismo de uma realidade em constante transformação revelando-se insuficiente e insatisfatória, revelando uma relação de poder. A esfera global da política é distribuída em administrações atualizada por pessoas.

As pessoas, no seu relacionamento cotidiano, desenvolvem políticas para alcançar seus objetivos nas relações de trabalho, de amor ou de lazer. Política na sua ênfase institucional deixa se direito para ser um dever de responsabilidade. Existe, portanto, em um mesmo instante, várias políticas, ou ao menos várias propostas políticas na sociedade.

Nos partidos a política porta duas faces: uma em relação a sociedade e seus interesses; outra como política de disputa do governo. Em países socialistas não se pode firmar que a políticos de cunho social que tenham sido possível institucionalizar formas de governo que não se sintam sempre ameaçados.

Atividade política passa a ser uma espécie de mal necessário, uma atividade social transformadora pela qual se visa a realizar certos fins utilizando-se de determinados meios é um instrumento de precisão na vida da sociedade, privilegiando o estudo da transformação renovando estruturalmente novas relações sociais e políticas. Permitindo a vida individual. Marx mostra como o modo de produção capitalista se submete de modo universal a sociedade, surgindo relações em que pessoas servem as coisas.

Platão, o sentido da vida estava em legar um capital para seus filhos. Para Sartre, o sentido estaria em saber que as causas pelas quais lutava continuariam a motivar os homens, que valorizavam o papel como contribuição. Gramsci interroga no homema um só tempo libertador e poeta, a ambigüidade profunda com que se defronta em seu cotidiano.

Durante a Idade Média, a atividade política se apresentaria nesta duplicidade de "poder político" exercido pelo clero religioso. Atividade política precisa ser adequada à lógica da luta de classes, que aponta para o socialismo como solução para o problema do capitalismo (miséria, desemprego etc...).

Para o Estado a política é, sobretudo uma atividade transformadora do real, da história. Transformação que se apresenta, a uma tempo, como resultado científico, previsível e calculável, e como fruto da imaginação criadora e ousada.

As agentes políticos constituem a sociedade por meio de sua organização e mobilização em torno de interesses sociais, que desta forma passas a se desenvolver com objetivos políticos, voltados que estão para relações políticas de coerção e hegemonia, para transformar em direito as reivindicações. A finalidade específica da política institucional, do prisma do Estado, é a imposição de uma estrutura econômica à sociedade.

Para o sociólogo alemão Marx Weber esta questão, que ele apresenta como legitimidade do poder, tem três respostas:

1) a eficácia, ou legitimidade racional;

2) a tradição;

3) o carisma, por essas três representaria um caráter do poder de representatividade social.

A aquisição se significado político pose ser observada diariamente. Quando um movimento salarial de trabalhadores consegue transformar suas reivindicações, ou parte delas, em aumentos efetivos, em um direito institucional regulamentando legalmente, revela um significado político.

Seu objetivo não é a ocupação do Estado. Apesar disto, porém, a atividade que desenvolvem adquire um significado político peculiar, comumente de política de base, por ser executada a partir de movimentos de base da sociedade. O Estado, como instrumento de uma classe, procuraria normativizar a atuação dos movimentos de base de outras classes. No caso dos sindicatos, por exemplo, institui-se a legislação sindical que atrela este movimento às diretrizes legais, regulamentando seu funcionamento, os seus mecanismos de decisão, enfim, a sua autonomia.

O sentido da atividade política perdida no enfoque institucional, esta em entender a confrontação de orientações políticas como conseqüência de relações de força de representatividade social diferente do dia-a-dia

Política e cultura se relacionam desde que a palavra passou a ser um instrumento de poder na Grécia antiga, seja a partir do debate político ou da lei escrita. O termo "cultura" deriva do latim "colere", cultivar a terra, opondo-se assim o "cultural" ao "natural". Cria-se, desta maneira, um novo plano de relacionamento: entre objetivos políticos e valores culturais.

Falar de uma cultura no sentido mais amplo seria entender a atividade política como meio com uma missão maior que extravasa o seu terreno, a política como uma missão cultural, moral e ética. As concepções políticas são enraizadas culturalmente. Desde que o ambiente cultural corresponda ao interesse politicamente dominante, as concepções políticas também serão as das classes dominantes. A principal diferença entre uso da ideologia como função de legitimação, de procura do consenso, e como função organizadora, de direção da participação, é que a política cultural, a "revolução cultural", e da sua organização, porque ela mesma também pode ser organizadora.

Em resumo, pode-se dizer que as culturas cumprem uma função política enquanto ideologias que apresentam interesses particulares como objetivos políticos gerais. Em cada situação histórica determinada pelos homens em cada sociedade organizam a sua experiência cultural, econômica e cultural e institucionalizada: a este conjunto chama-se uma civilização. Os elementos precisam, para se realizar, apresentar-se politicamente, Quotidianamente algum aspecto da vida cultural revela esta necessidade. Um jornal precisa de uma política editorial. Foi dito em cada civilização corresponde 
à orientação de interesses políticos. A cultura que se impõe em uma sociedade é a da proposta política que se impõe nesta sociedade. A cultura capitalista é a da classe capitalista etc.

Para se politizar bem é preciso que um bem cultural em que isso só é um bem de apoio, e que aqueles aspectos que ele significa um benefício efetivo para o homem.

4
Dislike0
User badge image

Elizabeth Costa

politica e a demanda arte ou ciencia da organização, direcao e adm de nacoes..
1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes