Buscar

Qual o objetivo de defesa dos Democratas com relação aos Quilomobolas? Podem me ajudar?

Qual o objetivo de defesa dos Democratas com relação aos Quilomobolas? 

💡 2 Respostas

User badge image

Nando Coelho

siim

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Em 2003, o então PFL, hoje DEM, ajuizou uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 3239) questionando a validade do Decreto 4.887/2003, que regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos. O Partido apontou diversas inconstitucionalidades, entre elas o critério de autoatribuição fixado no decreto para identificar os remanescentes dos quilombos e a caracterização das terras a serem reconhecidas a essas comunidades.

Art. 2o  Consideram-se remanescentes das comunidades dos quilombos, para os fins deste Decreto, os grupos étnico-raciais, segundo critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida.  

§ 1o  Para os fins deste Decreto, a caracterização dos remanescentes das comunidades dos quilombos será atestada mediante autodefinição da própria comunidade.

§ 2o  São terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos as utilizadas para a garantia de sua reprodução física, social, econômica e cultural.

Por maioria de votos, em 08 de fevereiro de 2018, o Supremo Tribunal Federal julgou improcedente a ADPF,  declarando a validade do Decreto 4.887/2003. Com essa decisão, garantiu a titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades quilombolas.

Em entrevista à BBC Brasil, o presidente do DEM à época do julgamento, senador José Agripino, disse que a ação é "um equívoco do passado". "É uma matéria antiga, proposta num momento diferente. O pensamento do partido não é mais o mesmo. Não é um assunto pelo qual o Democratas vai disputar nem acompanhar", afirmou.

Com o julgamento, a questão parece superada.

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais