Buscar

Como saber se uma demanda é elástica ou inelástica?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Sprandel

ma demanda elástica é aquela para a qual a quantidade demandada é muito sensível às variações no preço: se você aumentar o preço em 1%, a quantidade demandada diminuirá em mais de 1%. 

Demanda inelástica, obviamente é o contrário: se você aumentar o preço em 1%, a quantidade demandada diminuirá em menos de 1%. 

Pense na elasticidade como a sensibilidade da quantidade demandada em relação ao preço, e assim será fácil se lembrar do que significam os conceitos de elasticidade e inelasticidade. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Elasticidade é uma medida de como os compradores e vendedores reajem a uma mudança nos preços, e nos permite analisar a oferta e a demanda com muito mais precisão.


A demanda é inelástica quando: a quantidade demandada não responde com muita intensidade a alterações nos preços \(EPd< 1\); Por exemplo, ao aumento o preço em \(50\%\) a demanda diminui apenas \(1\%\).


Elástica: a quantidade demandada responde com muita intensidade a alterações nos preços \(EPd > 1\); Por exemplo, aumentar o preço em apeas \(10\%\) gera uma diminuição na demanda de \(50\%\).


Portanto, para diferenciar a demanda inelástica e elástica, basta verificar o seus valores: se for menor que \(1\), então é inelásticas; se for maior que \(1\), então é elástica.

 

fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/demanda-elastica-e-inelastica-e-oferta-e-demanda/66271/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais