Buscar

Segundo a lei de Fourier, a taxa de transferência de calor em superfícies cilíndricas em um sólido é constante na direção radial e é função de:

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A lei de Fourier diz que a quantidade de calor Q que atravessa uma parede, sob uma diferença de temperatura constante, é diretamente proporcional à área da secção transversal A, à diferença de temperatura (Dq) entre as regiões separadas pela parede e ao tempo  (Dt) de transmissão e inversamente proporcional à extensão atravessada, ou espessura (e) da parede.

                                                                                   

Na figura  abaixo, podemos ver um recipiente fechado, onde a temperatura interna é T2 e a temperatura externa é T1 . Sendo a temperatura interna maior que a externa, o calor passa, espontaneamente, de dentro para fora do recipiente, por condução.

A quantidade de calor que atravessa as paredes do recipiente é diretamente proporcional à diferença entre as temperaturas, à área e ao tempo de contato. A quantidade de calor transmitido, de molécula para molécula, é inversamente proporcional à espessura (Dx) das paredes do recipiente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais