Buscar

O ADCT tem o mesmo valor de Norma Constitucional? Grato.

 Eu queria saber até que ponto a Constituição se submete à ADCT, se ela ainda está valendo...tô leigo, obrigado.

💡 3 Respostas

User badge image

Brenda Louisy

Sim, pois ambos foram editados pelo Poder Constituinte Originário e só podem ser modificados por Emenda Constitucional.

Fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9457

0
Dislike0
User badge image

Kallielyson Lopes da Silva

Não. Como tal lei tem o fito de reger a fase de transição entre a ordem legal até então vigente e a nova constituição, não se pode dar a ela (ADCT) força de norma constitucional, embora algumas delas sejam de aplicação constante, tratando-se apenas de norma tendente a estabelecer regras intertemporais, não há que se falar em eficácia constitucional daqueles atos. Em suma, é a norma encarregada de estabelecer os padrões exegéticos e normas de aplicação no tempo des velhas e novas regras constitucionais.
0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Sobre o ADCT, Pedro Lenza leciona:

“Por natureza, portanto, diante de sua eficácia temporária (essa a ideia das disposições de transição), após produzirem os seus efeitos, ou diante do advento da condição ou termo estabelecidos, esgotam-se, tornando-se normas de eficácia exaurida.

Nesse momento, aponta José Afonso da Silva, a norma do ADCT que se esgotou "... não é mais norma jurídica, mas simples proposição sintática, com valor meramente histórico", não mais se restabelecendo.”

(...)

“O ADCT, como o nome já induz (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias), tem natureza ju.-ídica de norma constitucional e poderá, portanto, trazer exceções às regras colocadas no corpo da Constituição. Assim como no corpo encontramos regras (por exemplo, tratamento igual entre brasileiro nato e naturalizado, art. 12, § 2.º) e exceções a essas regras (por exemplo, art. 12, § 3.º, I, que reserva o cargo de Presidente da República somente para brasileiros natos), também o ADCT poderá excepcionar regras gerais do corpo, 93 por apresentar a mesma natureza jurídica delas.

Dessa forma, em virtude de sua natureza constitucioriaL a alteração das normas do ADCT ou o acréscimo de novas regras dependerão da manifestação do poder consti- tuinte derivado reformador, ou seja, necessaiiamente por meio de emendas constitucionais, que, por sua vez, deverão observar os limites ao poder de reforma (cf., abaixo, item 3.10.2.6), sendo que essas disposições novas estabelecidas por emenda serão suscetíveis ao controle de constitucionalidade. Também, em razão de sua natureza jurídica, as disposições do ADCT servirão de parâmetro ou paradigma de confronto para a análise da constitucionalidade dos demais atos normativos. Nesse sentido decidiu a Corte (RE 160.486, Rel. Min. Celso de Mello, j. 11.10.1994, i.a Turma, DJ de 09.06.1995. No mesmo sentido: RE 215.107-AgR, Rel. Min. Celso de Mello, j. 21.11.2006, 2.ª Turma, DJ de 02.02.2007).” (Direito Constitucional Esquematizado. 21ª ed. pgs. 190-191)

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais