Buscar

Histologia

Utilize a bibliografia recomendada para descrever a relação entre a carência de vitamina C e a falha na formação do colágeno. Você deve detalhar como ocorre a falha nesse processo.?

💡 2 Respostas

User badge image

Tori Kelly

credo

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um componente fundamental para a pele é o colágeno, proteína fibrosa de origem animal.


Quando o consumo de colágeno hidrolisado é associado à vitamina C (ácido ascórbico) os resultados podem ser ainda mais expressivos, pois esta vitamina é um fator de grande importância na síntese do colágeno qualitativamente e quantitativamente, além de ter ação antioxidante. O colágeno formado sem a presença da vitamina C não tem consistência adequada, pode piorar ou retardar a cicatrização e aumentar a fragilidade dos vasos sanguíneos.

Além disso, a vitamina C está envolvida em todas as fases de cicatrização de feridas e sua deficiência pode alterar a produção de colágeno e dificultará a cicatrização, sendo interessante a sua suplementação para suprir uma possível carência.


Como o colágeno é sintetizado?

  1. Durante a tradução, formam-se dois tipos de cadeias peptídicas em ribossomas ao longo do retículo endoplasmático rugoso (RER). Estes são chamados de cadeias de alfa-1 e alfa-2. Estas cadeias peptídicas (conhecidas como preprocollagen) têm peptídeos de registro em cada extremidade e um peptídeo sinal.
  2. A preprocollagen, em seguida, é liberado no lúmen do RER. Daí em diante os peptídeos de sinal são clivados dentro do RER e cadeias peptídicas são agora chamadas cadeias pro-alpha.
  3. Hidroxilação dos aminoácidos lisina e prolina ocorre no interior do lúmen. Este processo é dependente de ácido ascórbico (vitamina C) como cofator. Glycosylation mais resíduos de hidroxilisina específico ocorre.
  4. Estrutura helicoidal tripla é formada no interior do retículo endoplasmático cada duas cadeias de alfa-1 e uma cadeia alfa-2. Isso é chamado de procolágeno.
  5. Procolagénio é transportado para o complexo de Golgi, onde é embalado e secretada por exocitose.

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

A respeito de histologia

Histologia e Embriologia

UNINGÁ

User badge image

Cleide Oliveira Faria

Question Icon

HISTOLOGIA

Histologia e Embriologia Veterinária

UNINGÁ

User badge image

Diego Ferreira

Question Icon

Histologia e embriologia

Histologia e Embriologia

ESTÁCIO

User badge image

Ulysses Delmiro Castro

Question Icon

histologia e embriologia

Histologia e Embriologia

ESTÁCIO

User badge image

Fran Barbosa

Materiais relacionados