Buscar

quais são os mecanismos nervosos que agem na distribuição do fluxo sanguíneo?

Respostas

42 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

LUCAS COELHO COELHO

O sistema nervoso autônomo simpático é fundamental na regulação da pressão arterial, enquanto o parassimpático, representado pelo nervo vago, diminui a frequência cardíaca, sendo esta a única função do parassimpático no controle da

O sistema simpático aumenta a resistência das pequenas artérias e arteríolas, causando vasoconstrição periférica e aumento de volume e pressão nas grandes artérias e no coração. A frequência cardíaca e a força de bombeamento aumentam devido ao estímulo simpático. A vasoconstrição causada pelo simpático é atenuada em estruturas como o músculo esquelético e o cérebro, embora seja pronunciada no intestino, nos rins, na pele e no baço.

O centro vasomotor está localizado no bulbo e na porção inferior da ponte, fazendo parte da formação reticular. O centro vasomotor envia fibras parassimpáticas ao coração através do nervo vago saindo pelo sulco lateral posterior do bulbo e fibras simpáticas ao restante dos vasos sanguíneos partindo da porção simpática da medula espinhal no funículo lateral da medula que se continuam no tronco simpático, pertencente ao sistema nervoso periférico.

 

 

 

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA5r4AG/fisiologia-sistema-cardiovascular

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A redistribuição do fluxo sanguíneo durante o exercício será proporcional a demanda metabólica no músculo ativo.


Na passagem do repouso para o exercício ocorre mudança no fluxo sanguíneo, devido a ação vasoconstritora do sistema nervoso simpático sobre as arteríolas locais, o fluxo sanguíneo será redirecionado para longe das áreas dos rins e esplandica (fígado, estomago, pâncreas e intestino) e deslocado para as áreas de maior demanda metabólica que obviamente será o músculo estriado esquelético envolvido no exercício.


No início do exercício o músculo esquelético envolvido “sentem “a necessidade de um aumento de suprimento do gás oxigênio. Essa necessidade será parcialmente atendida por um influencia simpática (vasoconstrição) nos vasos aonde o fluxo sanguíneo poderá ser reduzido (rins e área esplandica). Nos músculos esqueléticos também ocorre aumento da estimulação as fibras constritoras do simpáticas sobre as paredes arteriolares, entretanto nos músculos ativos ocorre liberação de substâncias vasodilatadoras locais que suplantam a influência simpática.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina