Buscar

Catabolismo é a fase de síntese do metaolismo?

💡 3 Respostas

User badge image

Mateus Souza

Catabolismo é a fase do metabolismo utilizada pelos seres vivos para a obtenção de energia. Por exemplo, a glicólise (quebra da glicose e formação de 2 moléculas de piruvato) é um exemplo de catabolismo. Portanto, catabolismo corresponde à "quebra" de moléculas orgânicas para obtenção de energia. O anabolismo é uma etapa de síntese. Exemplo: síntese de proteínas, gliconeogênese, entre outras, a partir de pequenas moléculas (aminoácidos, no caso das proteínas, e glicose, no caso da gliconeogênese).

0
Dislike0
User badge image

Angela Cristina Botelho Marinho

Anabolismo: sintese; Catabolismo: degradação 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O catabolismo abrange todas as reações em que compostos orgânicos complexos são convertidos em moléculas mais simples. Assim, o catabolismo resume-se em reações de degradação ou quebra.


As reações catabólicas são consideradas destrutivas, justamente por servirem para "quebrar" as substâncias, liberando energia e outros nutrientes para o organismo. No entanto, caso a pessoa apresente uma taxa alta de catabolismo, este processo poderá afetar negativamente os depósitos de gordura e músculos, que passam a ser "consumidos" pelas reações catabólicas.


O catabolismo é responsável por liberar a energia química dos alimentos consumidos, por exemplo, que será usada em outra etapa do metabolismo para o crescimento e manutenção das células do corpo (anabolismo).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais