Buscar

Qual a localização dos hepatócitos?

💡 3 Respostas

User badge image

Daniela Queiroz

Os hepatócitos são células poligonais com aproximadamente 30μm de comprimento por 20μm de largura e se organizam em placas que se anastomosam e formam unidades morfológicas chamadas de lóbulos hepáticos. Estas placas são formadas por uma única camada de células que se orienta radialmente formando figuras poliédricas de cerca de 0,7 por 2mm de área. Em sua maioria estes lóbulos hepáticos possuem suas laterais intimamente associadas umas às outras, porém em determinadas regiões, entre os lóbulos, há a presença de tecido conjuntivo e vasos sanguíneos, estas regiões localizam-se nos vértices das figuras poliédricas e recebem o nome de espaço-porta. Cada espaço-porta é recoberto por uma capa de tecido conjuntivo e contém em seu interior uma arteríola, uma vênula, um ducto biliar, nervos e vasos linfáticos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>O hepatócito é a célula do fígado e forma seu parênquima.Os hepatócitos constituem cerca de 80% da população celular do tecido hepático. São células poliédricas com 1 ou 2 núcleos poliplóides esféricos e nucléolo proeminente. Eles apresentam o citoplasma acidofílico com corpos basofílicos e são muito ricos em organelas. Também em seu citoplasma contêm inclusões de glicogênio e gordura. A membrana plasmática dos hepatócitos apresenta um domínio sinusoidal com microvilosidades.
Os lóbulos hepáticos são subunidades poliédricos formadas por folhas fenestrados de hepatócitos dispostas numa direção radial padrão em torno de uma veia central ou veia centrolobular no centro do lóbulo. A bílis produzido por hepatócitos vertida numa rede de canalículos dentro das folhas de hepatócitos e flui centrifugamente para os ductos biliares lóbulo dos tratos portais.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais