Buscar

O coração é dotado de um sistema especial para gerar e conduzir impulsos elétricos. Descreva a sequência de ativação do miocárdio.

Descreva a sequência de ativação do miocárdio (fisiologicamnte).

Respostas

User badge image

Pedro Henrique Raposo

nodo sinusal (sino atrial), feixes atriais (irao distribuir os impulsos pelos atrios), nodo atrio-ventricular (promovera um pequeno retardo conducional), feixes septais ventriculares e por fim as fibras de purkinje.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os potenciais de ação gerados pelo nó SA espalharam-se pelos átrios principalmente por condução célula-célula a uma velocidade de cerca de 0,5 m / seg. Há alguma evidência funcional para a existência de vias condutoras especializadas dentro dos átrios, embora isso seja controverso. Como a onda de potenciais de ação despolariza o músculo atrial, os cardiomiócitos se contraem por um processo denominado acoplamento excitação-contração .


Normalmente, o único caminho disponível para os potenciais de ação entrarem nos ventrículos é através de uma região especializada de células localizada na região inferior-posterior do septo interatrial. O nó AV é um tecido condutor altamente especializado (cardíaco, não de origem neural) que retarda consideravelmente a condução do impulso permitindo assim tempo suficiente para a despolarização e contracção auriculares completas (sístole) antes da despolarização e contracção ventricular .


Os impulsos entram na base do ventrículo no feixe de His e seguem os ramos esquerdo e direito ao longo do septo interventricular. Estas fibras especializadas conduzem os impulsos a uma velocidade muito rápida. Os ramos do feixe então se dividem em um extenso sistema de fibras de Purkinje que conduz os impulsos em alta velocidade  através dos ventrículos. Isso resulta em rápida.


A condução de impulsos elétricos através do coração, e particularmente no sistema de condução especializado, é influenciada pela atividade nervosa autônoma . Esse controle autonômico é mais aparente no nó AV. A ativação simpática aumenta a velocidade de condução no nó AV, aumentando a taxa de despolarização dos potenciais de ação. Isso leva a uma despolarização mais rápida das células adjacentes, o que leva a uma condução mais rápida dos potenciais de ação.


A ativação simpática do nó AV reduz o atraso normal de condução através do nó AV, reduzindo o tempo entre a contração atrial e ventricular. O aumento da velocidade de condução nodal AV pode ser visto como uma diminuição no intervalo PR do eletrocardiograma.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina