Buscar

Alguém pode me ajudar

💡 2 Respostas

User badge image

Fabricio Soares

Calcula o somatório das forças em X, o somatório das forças em Y e o somatório dos momentos em relação a O: com isso você terá as componentes da froça resultante que atua na viga. Depois com o momento resultante calcule o x' que é a distância da força resultante em Y que causa o mesmo momento da força resultante total. Use a dica, caso a força resultante seja aplicada na viga vertical ambas as componentes gerarão momento.
2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para determinar a força e o momento resultante no ponto O, faremos o somatório de todas as forças no eixo x, todas as forças no eixo y, e todos os momentos nesse ponto. Adotando o sentido anti-horário como positivo:  

                                                  \(\begin{align*} \sum F_{x} &= -200 + 200 + 500*\frac{3}{5} \\ &= 300N \\ \sum F_{y} &= -750 + 500*\frac{4}{5} \\ &= -350N \\ \sum M_{o} &= -750*1,25 - (200+500*\frac{3}{5})*1 + 500*\frac{4}{5}*2,5 \\ &= -437,5Nm \end{align*}\)

                                                                 

Para encontrar o ponto da estrutura onde a força resultante gera o mesmo momento do sistema de forças, \(M_{o}\), podemos escolher ou a parte horizontal ou a parte vertical da estrutura para análise. Se escolhermos a parte vertical, tanto a força resultante em x como a força resultante em y vão gerar momento no ponto O. Como só temos apenas uma equação de equilíbrio (somatório dos momentos no ponto O), não será possível encontrar a distância x e y do vetor em relação a esse ponto. No entanto, se escolhermos a parte horizontal da estrutura, a força resultante em x estará na linha de ação do ponto O (braço de alavanca nulo), então só \(F_{y} \) vai gerar o momento:

                                                               

                                                                       \(\begin{align*} \sum M_{o} &= F_{y}*x + F_{x}*y \\ -437,5 &= -350*x+300*0 \\ x &= 1,46m \end{align*}\)

Encontramos que, para a força resultante gerar o mesmo momento gerado pelo sistema de forças, \(F_{R}\) deve ser aplicado em \(\boxed { x=1,46m }\).                                                                 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais