Buscar

O ato administrativo eivado de nulidade deve ser anulado pelo agente público, independentemente de provação, possuindo efeitos retroativos?

respeitados os direitos adquiridos dele decorrentes

💡 2 Respostas

User badge image

paulo roberto

Sim, a administração pública tem o dever de anular seus atos eivados de vicíos, não precisando de autorização do judiciário.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Sobre o tema, Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo ensinam que: “Como a anulação retira do mundo jurídico atos com defeito de validade (atos inválidos), ela retroage seus efeitos ao momento da prática do ato (ex tunc). Dessa forma, todos os efeitos produzidos pelo ato devem ser desconsiderados. O ato inválido não gera direitos ou obrigações para as partes e não cria situações jurídicas definitivas; ademais, caso se trate de um ato nulo (ato com vício insanável), não é possível sua convalidação.” (Direito Administrativo Descomplicado – 21ªed. – Pg. 514-515)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais