Buscar

No caso em que o autor perde uma Ação Popular, ele terá que pagar os honorários advocatícios?

Eu sei que a Ação Popular é gratuita, e no caso de má-fé pelo autor da ação, ele terá que pagar os honorários e etc. Também sei que se o pedido for considerado parcialmente, as custas serão dividas entre os réus ou pelo réu, desconsiderando o art 21 do CPC. Mas e se não houver má-fé e mesmo assim o autor perder a Ação, o que acontece com os honorários advocatícios?

💡 2 Respostas

User badge image

Milton Souza Leite Junior

Mesmo se o autor perder a ação popular ele não tera que pagar os honorários, salvo se compravada a má-fé, esse befeficio esta previsto no art 5º LXXIII da CF/88, justamente pela natureza da ação popular ser a de proteger o patrimonio da União, Distrito Federal, etc...

Antes da CF/88 o autor não vitorioso pagava as custas, fato que concorria para a inibição dos cidadãos, Edimur Ferreira Faria em sua obra Curso de Direito Administrativo Positivo diz: "Nos casos de julgamento improcedente, o autor popular não responderá pelas custas do processo e nem pela sucumbência, exceto se ficar comprovada má-fé."

Dessa forma interpretando a Constituição podemos afirmar que a ação popular é gratuita, exceto nos casos de má-fé e perder a ação não significa que o autor tenha agido de má-fé. 

2
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Se o autor não agiu com má-fé não sofrerá condenação em honorários advocatícios. Isso porque tal condenação desestimularia o ajuizamento bem intencionado dessas ações cujo (nobre) objetivo é a tutela do interesse público.

Nesse sentido, Landolfo Rodrigues, Adriano Andrade e Claber Masson:

“b) sentença de improcedência, ou de extinção por falta de condição ou pressuposto processual:

(...)

b.2) se a lide não for manifestamente temerária: o autor estará isento dos ônus da sucumbência.

(...)

4) Aplica-se às ações populares o disposto no art. 18 da LACP, ou seja, nelas também não haverá adiantamento de custas, emolumentos, honorários periciais e quaisquer outras despesas processuais, até porque a LACP baseou-se na LAP;” (Interesses Difusos e Coletivos – Esquematizado. 6ª ed. pg. 344)

Art. 18. Nas ações de que trata esta lei, não haverá adiantamento de custas, emolumentos, honorários periciais e quaisquer outras despesas, nem condenação da associação autora, salvo comprovada má-fé, em honorários de advogado, custas e despesas processuais.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais