Buscar

Qual a importância da relação testosterona x cortisol no estabelecimento do overtraining?

💡 2 Respostas

User badge image

fisiologia humana e do exercício.

A testoterona é um hormônio anabólico responsável pela restauração dos tecidos do corpo, enquanto o cortisol é um hormônio do estresse que auxilia na degradação dos tecidos como por exemplo as proteínas, quando a relação cortisol testosterona aumenta os processos recuperação e adaptação do organismo são prejudicados e desempenho do indivíduo muito provavelmente apresetará uma baixa, essa diminuição poderá se tornar um overreaching e posteriormente um overtrainig.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Níveis séricos de hormônios, como testosterona e cortisol, têm sido usados ​​como marcadores de intensidade e recuperação de treinamento há muitos anos. O cortisol é um hormônio do estresse, aumentando, portanto, durante o exercício, agindo sobre as catecolaminas. Um nível aumentado de cortisol tem um efeito adverso sobre os níveis de testosterona, e uma baixa razão de testosterona para cortisol (T: C) tem mostrado efeitos adversos sobre o desempenho. Isso torna a relação T: C muito importante para monitorar a resposta do atleta à intensidade do exercício, a fim de evitar o supertreinamento. Isso pode ser aplicado para encontrar um momento ideal para treinar ao longo do dia com base nos níveis hormonais.


Atletas bem condicionados têm secreção de cortisol mais controlada durante o exercício, no entanto, quando um atleta está em overtraining, o cortisol aumenta mais e a testosterona diminui, criando uma baixa relação T: C. Isso é observado mais em atletas de treinamento de força em comparação com atletas de resistência. Quando o cortisol inibe a testosterona durante o treinamento de força, resulta em um efeito catabólico, quebrando o tecido muscular e do tendão.


Como a testosterona e o cortisol flutuam ao longo do dia, há certas épocas em que a relação é mais ideal para o treinamento. Ao acordar, o cortisol e a testosterona estão em seus picos, proporcionando um equilíbrio efetivo para atividades prolongadas de endurance. À medida que a noite rola, a testosterona atinge outro pico e o cortisol diminui, proporcionando um aumento da relação T: C e uma ótima oportunidade de treinamento de força. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais