Buscar

As piramides de energia podem ser mostrar invertidas? como a lei da termodinâmica pode explicar tal fato ?

Respostas

44 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ducelene Santos

A pirâmide de energia nunca pode ser invertida pois o fluxo da energia possui somente 1 direção que nesse caso seria da maior quantidade de matéria orgânica para a menor. e a de numero pode-se inverter pois existem cadeias que os consumidores final sao maior que os outros normalmente cadeias de parasitas.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A energia solar captada pelos produtores vai-se dissipando ao longo das cadeias alimentares sob a forma de calor, uma energia que não é utilizável pelos seres vivos. À medida que esta energia é dissipada pelo ecossistema, ocorre uma permanente compensação com a utilização de energia solar fixada pelos produtores, passando depois através de todos os outros elementos vivos do ecossistema. 


A primeira lei da termodinâmica diz que “matéria e energia não podem ser criadas ou destruídas, somente transformadas”. Significa que uma substância se transforma em outra, através de processos físicos, químicos ou biológicos, assumindo inclusive diferentes funções, mas não pode simplesmente desaparecer. O mesmo é dito para a energia, que se transforma de uma forma em outra, mas não desaparece, pelo menos no universo. Esta é também chamada “lei da conservação de massa e energia”. Já a segunda lei da termodinâmica assegura que “a entropia do universo cresce na direção de um máximo”. 


Em cada etapa do processo de transferência de energia existem saídas do ecossistema quando, por exemplo, pela respiração a energia química das ligações de moléculas orgânicas é transformada em energia calorífica, dissipando-se o calor na atmosfera. Assim, em termos energéticos, embora não ocorra desaparecimento de energia, existe dispersão de parte dela, que se dissipa e não volta para o ciclo da vida.


É aí que entra a segunda lei da termodinâmica. De acordo com ela, as transformações de energia se dão em direção às formas menos concentradas. É o que vemos na cadeia alimentar, em que os fenômenos da respiração bioquímica nas células e da decomposição microbiana levam a reações exoenergéticas, para disponibilizar a energia de movimento, seja para transporte da seiva nas plantas, seja para o andar dos animais. Depois de realizar trabalho, esta energia liberada desorganiza-se ainda mais, sob a forma de calor. Esta é a forma usual em que é dispersa na atmosfera.


Portanto, as pirâmides de energia não podem ser mostrar invertidas pois o fluxo da energia é unidirecional e, segundo a lei da termodinâmica,  as transformações de energia se dão em direção às formas menos concentradas, ou seja, vai diminuindo, nunca aumentando.

 

fonte:

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia8.php

http://ne10.uol.com.br/coluna/foco-ambiental/noticia/2009/02/04/a-termodinamica-na-ecologia-178955.php

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina