Buscar

'1deputado federal faz1projeto c/o teor:(...)Vc é oProcurador daCasaLegislativa,incubido d emitir parecer jurídico acerca da viabilidade da proposta'

' Na data de hoje, um deputado federal apresentou um projeto de emenda constitucional com o seguinte teor: 

"Art. 1.º Fica convocada uma revisão constitucional a ser realizada em 1.º de janeiro de 2015, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, por votação unicameral.

Art. 2.º A revisão constitucional prevista no art. 1.º desta Emenda deverá observar os limites materiais ao poder de reforma previsto no art. 60, parágrafo 4.º da CF/88"

Você é o Procurador da referida Casa Legislativa, e foi incubido de emitir parecer jurídico fundamentado acerca da viabilidade da proposta, no qual deverá abordar todos os aspectos do tema. Elabore então o referido parecer. '

💡 2 Respostas

User badge image

ANDRE A.

nao

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

O parecer deve defender a impossibilidade de convocação de uma revisão constitucional porque tal possibilidade exauriu-se.

ADCT

Art. 3º. A revisão constitucional será realizada após cinco anos, contados da promulgação da Constituição, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão unicameral.

Nesse sentido, Nathalia Masson:

“Realizada a revisão, ainda que lamentável tenha sido seu resultado, a norma constitucional do ADCT que a previa se exauriu, ficou com sua aplicabilidade esgotada. Nesse sentido, não há que se falar na convocação de um novo procedimento revisionai: o dispositivo constitucional foi bem claro ao mencionar "a revisão", isco é, uma única revisão, agora já feira e encerrada.

Há na doutrina, em contrapartida, quem defenda a viabilidade de uma emenda constitucional que altere o art. 3°do AOCT, propiciando uma nova revisão. Essa alteração, porém, só se legitimaria se grandiosas e substanciais mudanças fossem percebidas na sociedade, de modo que necessária se romaria uma revisão global do texto, com o fito de adequar a Constituição a (nova) realidade a ser normatizada.

Respeitamos a tese, mas advogamos cm sentido oposto: parece-nos que o poder originário somente consentiu com uma única convocação do procedimento revisionai; se esta foi iniciada de modo precipitado e seu resultado foi tímido e inexpressivo (porque não promoveu mudanças significativas no ordenamento) não há nada mais que se possa fazer!

Em conclusão, qualquer eventual emenda à Constituição que permitir nova revisão nos parecerá uma absurda e fraudulenta tentativa de ferir a vontade do poder originário, propiciando modificações no texto constitucional por procedimento mais acessível e simples.” (Manual de Direito Constitucional. 4ª ed. pg. 146)

Na mesma linha, Bernardo Gonçalves afirma:

“muito se discute atualmente se seria cabível uma nova reforma global do texto constitucional, nos moldes expressos nele. A resposta insofismável é que não, pois o texto do ADCT só estabeleceu a previsão de uma revisão constitucional (como observamos já realizada).” (Curso de Direito Constitucional, 9ª Ed. Pg. 136)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais