Buscar

derivada direcional

Determine a taxa de variação do potencial em qualquer direçao paralela

💡 2 Respostas

User badge image

Vinicius Coelho

????

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A taxa de variação de z = f(x) em a na direção de u é a derivada direcional. Note que derivada direcional de depende tando do ponto a como da direção u na qual afastamos de a. 


Seja f : D → R uma função de n variáveis, isto é, D ⊆ R n . Considere um ponto a no interior de D e u ∈ R n um vetor com kuk = 1. A derivada direcional de f em a na direção u é Duf(a) = lim h→0 f(a + hu) − f(a) h. O quociente é a taxa de variação de f entre os pontos (x0, y0) e (x0 +t, y0) e que a derivada parcial ∂f ∂x(x0, y0) é a taxa de variação de f no ponto (x0, y0). Observamos que a derivada parcial ∂f ∂x(x0, y0) leva em conta somente os valores de f ao londo da citada reta horizontal e nas proximidades do ponto (x0, y0).


 A derivada direcional generaliza as derivadas parciais no seguinte sentido. A derivada direcional de f em a na direção da i-ésima componente da base canônica, ou seja, ei = (0, . . . , 0, 1 |{z} i-ésima componente , 0, . . . , 0). A derivada parcial de f, em relação a y, no ponto (x0, y0) leva em conta os valores de f somente ao londo da mecionada reta vertical e no entorno do ponto (x0, y0).

 

Fonte: https://www.ime.unicamp.br/~valle/Teaching/MA211/Aula6.pdf

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais