Buscar

O art. 92, II do CPC diz que compete exclusivamente ao Juiz de direito julgar ações concernentes ao estado e capacidade da pessoa. Quais são elas?

O nome das ações, caracterização destas é a duvida.

💡 1 Resposta

User badge image

Mateus Fagundes

São questões de ordem pública, por isso a competência exclusiva do Juiz de Direito. A capacidade em questão é para exercer os atos da vida privada, são os direitos e deveres de ordem civil, que poderá ser julgada numa AÇÃO DE INTERDIÇÃO, por exemplo. Um exemplo de ação que envolva a alteração do estado civil da pessoa é a AÇÃO DE DIVÓRCIO, pois a parte passa do regime matrimonial que orientava sua disposição de bens para a disposição plena, em sua condição de divorciado. Há também a AÇÃO DE ANULAÇÃO DE CASAMENTO.

Faço só a ressalva quanto ao divórcio, já que o divórcio consensual, caso não haja filhos menores, poderá ser feito extrajudicialmente, por escritura pública, conforme art. 1.124-A do CPC.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais