Buscar

qual a diferença de pedido alternativo e pedido subsidiário ?

💡 1 Resposta

User badge image

Aurelia

"Art. 325.  O pedido será alternativo quando, pela natureza da obrigação, o devedor puder cumprir a prestação de mais de um modo.

Parágrafo único.  Quando, pela lei ou pelo contrato, a escolha couber ao devedor, o juiz lhe assegurará o direito de cumprir a prestação de um ou de outro modo, ainda que o autor não tenha formulado pedido alternativo.

Art. 326.  É lícito formular mais de um pedido em ordem subsidiária, a fim de que o juiz conheça do posterior, quando não acolher o anterior.

Parágrafo único.  É lícito formular mais de um pedido, alternativamente, para que o juiz acolha um deles."

No pedido alternativo, há mais de um modo de cumprir a prestação.

Ex: pede-se a entrega de uma coisa ou o pagamento de indenização equivalente ao valor da coisa (há a alternativa de um ou outro).

Já no pedido subsidiário ( que não deixa de ser um pedido alternativo na forma, mas não na essencia), o juiz não podendo atender o pedido principal, passará a decidir sobre o pedido subsidiário.

Ex: pede-se a entrega de uma coisa, e em caso da coisa não existir mais, pede-se o pagamento equivalente a seu valor. Aqui não foi uma alternativa, e sim, sendo impossível o primeiro se decidiu pelo segundo.

Simplificando:

pedido alternativo - esse ou este

pedido subsidiario - esse senão aquele

 

 

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais