Buscar

Paulo Freire e Ivan Illich concordavam integralmente com as teorias da revolução? Justifique a sua resposta

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Sabemos que Freire e Illich foram pensadores que se propunham a investigar como as opressões das classes dominantes sobre as minorias se estruturavam e como seria possível um meio de transformação da sociedade, libertando as classes oprimidas.

Illich entendia que para que a estrutura social fosse quebrada e um novo modelo pudesse surgir seria necessário “desescolarizar” a sociedade, isto porque, para ele, a escola era um mecanismo de reprodução da estruturação social, sendo mais um meio de opressão, assim, deveria criar uma nova forma de educar que não fosse a escola. Paulo Freire, por outro lado, entendia que a escola deveria ser modificada e, assim, poderia ser libertadora e transformadora. Assim, podemos ver que estes dois teóricos não concordavam integralmente, Freire prezava pela mudança da escola, Illich entendia que era necessário extinguir a escola para haver a revolução.

1
Dislike0
User badge image

aiza torres

Ivan Illich e Paulo Freire foram contemporâneos e as visões de ambos sobre as bases teóricas e práticas da opressão do povo latino-americano se identificam, mais do que se aproximam. Portanto, se Ivan Illich queria desescolarizar a sociedade para eliminar um aparelho utilizado pelas classes dominantes para manter a exclusão, e propunha a criação de redes de convivialidade, Paulo Freire desejava desescolarizar a educação, substituindo a escola pelos círculos de cultura, lugares de domínio da palavra e de preparação para a práxis transformadora, local, portanto, de união da reflexão e da ação. O sonho sonhado por Paulo Freire da construção de uma sociedade solidária passava necessariamente pela transformação radical do papel da educação; a utopia de Ivan Illich de uma sociedade igualitária visualizava um futuro sem escolas da maneira como elas se apresentavam no presente, pois a escola e a educação que ela veicula existem, segundo Illich, para perpetuar a exploração e a exclusão. Dessa maneira, tanto um quanto outro se aproximavam na crítica que faziam ao sistema capitalista de produção e à maneira como o sistema utiliza os meios de formação de opinião, em especial, a escola/educação, para eternizar a dominação e o poder de uma determinada classe social.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais