Buscar

Como diferenciar ultratividade de retroatividade?

💡 2 Respostas

User badge image

mikael galvao

                   Ultratividade e retroatividade são espécies do gênero extratividade. A ultratidade opera-se quando uma lei, embora revogada, continua a ser aplicada a fatos praticados durante sua vigência por ser mais benéfica. A retroatividade, por sua vez, opera-se quando uma lei nova ingressa no ordenamento jurídico e é aplicada a fatos anteriores a sua vigência por ser mais benéfica.

                   Exemplo de ultratividade se dá no caso de lei excepcional ou temporária em que embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado duarante sua vigência.

                   Exemplo de retroatividade se deu com a edição da Lei n° 13.654/18 que suprimiu o aumento de pena para quem comete o roubo com emprego de arma branca, passando a beneficiar aqueles que incidiram nesse aumento. A esse respeito   https://www.dizerodireito.com.br/2018/04/comentarios-lei-136542018-furto-e-roubo.html

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Ultratividade acontece no direito penal quando uma lei anterior mais benéfica ao agente foi revogada por uma lei posterior mais grave, desse modo, a lei anterior continuará a ser aplicada, isto é, terá ultratividade. 

Já a retroatividade acontece quando uma lei posterior ao fato é mais benéfica ao agente criminoso, desse modo, ela retroage e se aplica aos fatos anteriores. 

Interpretação do parágrafo único do artigo 2º do Código Penal que dispõe: A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais