Buscar

conformação mecânica.

Quais as principais etapas no processo de conformação mecanica e como ocorre cada uma?

💡 2 Respostas

User badge image

Tony Victor Tavares

Laminação, corte, dobramento, estiramento, estampagem, forjamento, trefilação e extrusão.

0
Dislike0
User badge image

Julio C. Lourenço

Bom dia! Irei tentar esclarecer e responder sua pergunta!

 

Esta sua pergunta é na realidade um pouco complexa, pois existem diversos processos de conformação mecânica. A conformação mecânica é, em uma explicação mais abrangente, todo e qualquer processo que envolve a mudança de forma do material!

Desta maneira, existem diversos processos de conformação mecânica. Um dos exemplos mais antigos de conformação mecânica é o forjamento, onde os ferreiros e samurais esquentavam o metal, e iam martelando este metal, e assim iam reduzindo a seção transversal, até obter as espadas, por exemplo.

De fato, existem diversos processos de conformação mecânica: forjamento por martelamento, forjamento rotativo, trefilação, dobramento, laminação, prensagem, ECAE/ECAP, etc. Estes processos, ainda, de maneira geral, podem ser tanto feitos a frio (temperatura ambiente), como a quente (normalmente o conceito de conformação "a quente" é aquele que se entende por conformações feitas acima de 20 % da temperatura do material, até em torno de 60 % da temperatura de fusão).

Em relação aos processos de conformação, do ponto de vista macroestrutural, ocorre a mudança de forma, e, geralmente, envolvendo reduções em área do material. Para o material mudar de forma, do ponto de vista microestrutural, este deverá necessariamente ter as ligações atômicas quebradas entre vizinhos, e formar novas ligações com novos vizinhos, sendo estas ligações permanentes. Se isto ocorre, dizemos que a deformação é permanente, e a deformação permanente neste contexto recebe o nome de deformação plástica.

Neste processo também é necessário entender que, juntamente com a quebra de ligações e formação de novas ligações atômicas com novos vizinhos, também ocorre a criação de novos defeitos: lacunas (vacâncias), intersticiais, trincas, poros, etc. Lembre-se, que, cada defeito introduzido no sistema possui uma tensão interna, devido à falta de perfeição da rede cristalina naquele local. Isto, por sua vez, causará ao material um aumento de tensões residuais, e, conforme o processo de conformação ocorre, esses defeitos aumentam, ocorre que a movimentação de defeitos vai se dificultando pela própria presença de outro defeito com uma tensão residual. De forma geral, o material, conforme vai sendo deformado plasticamente, vai se tornando cada vez mais difícil de deformar, pela introdução desses novos defeitos. Este fenômeno é chamado de encruamento, e é um processo inerente aos processos de conformação, mais pronunciado aos processos de conformação a frio.

Espero ter respondido à sua pergunta. Recomendo você ler este capítulo nos livros do Callister, Shackelfor e Askeland, para obter maiores detalhes neste tema.

 

Bons estudos!

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais